Oito Séculos de Língua Portuguesa (1214-2014)

 

Como toda a imensidão lusitana no mundo sabe, a nossa Língua Portuguesa irá fazer 8 séculos de existência e como não podia deixar de ser deverá ter uma fantástica festividade em todos os 8 países da Comunidade da Lingua Portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Principe e Timor Leste, bem como, em regiões ligadas ao território português, como a “Ilha da Madeira”, os “Açores” e outras comunidades, como Macau, Nova Aveli, Goa, Damão, Diu e outros pequenos territórios.
Um comunicado da GEO “Comissão para as Comemorações do Aniversário de 8 Séculos da Lingua Portuguesa” tem por missão o seguinte:
– Sensibilizar a imprensa para a importância deste evento para a promoção da liberófonia no desporto REI – o futebol. a) Coordenar as parcerias e possíveis apoios nas comemorações deste mega evento socio-cultural. b) Tocar pessoas, empresas e orgãos governamentais sensíveis à importância que a liberófonia possui no cenário internacional. c) Promover o envolvimento dos 30 países “Iberófonos” através dos seus orgãos de comunicação social e empresas empreendedoras. d) Sensibilizar entidades tipo INSTITUTO CERVANTES- CPLP- EMBRATUR- AICEP, entre outras, para este evento. d) Promover parceria junto a EGEAC, para verificar os pontos de possíveis ações de mútua cooperação, junto aos seus equipamentos. e) A EGEAC e a Federação Portuguesa de Futrebol, por exemplo, podem faciliar a apresentação deste GEO/projeto junto aos seus patrocinadores e parceiros.
No âmbito das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa é o 1º GEO Fórum da Literatura Iberófona. Escritores dos 30 países de Língua Portuguesa e Espanhola, bem como, os GEO-Fóruns. Entre 2010 e 2014, serão duas línguas mais poderosas do planeta, com destaque ao Português por ser a única naturalmente “bilingue”. Portugal, Espanha, Brasil deverão ser os anfitriões para estes primeiros GEO-Fóruns. Além disso tudo, esse evento irá ser comemorado, além dos 8 países citados, mais os outros locais, bem como, na Galiza na Espanha. A intenção é promover ou tentar promover nas “12 Capitais da Copa do Mundo no Brasil” e além mais nas “12 Aldeias Históricas de Portugal”.
Outras ações surgirão, no seu devido tempo, no âmbito dos interesses de empresas de vanguarda. Uma das dimensões comemorativas será necessariamente virada para o processo de auto-estima do cidadão iberófono ao bilinguismo português/espanhol, entre os mesmos, além de despertar o conhecimento do ideário democrático e dos valores que legitimaram os acontecimentos e protagonistas da História da Língua Portuguesa, nos últimos 800 anos.
O Aniversário de 8 Séculos da Língua Portuguesa em 2014 tem implicações diretas no estado de espírito da população dos 30 países iberófonos e que representam 700 milhões de pessoas, em especial tratando-se em países inseridos nos 5 continentes. Os analistas consideram que esta festa pode ser o maior evento dos últimos 8 Séculos, num movimento que pode representar um crescimento adicional ao PIB a nível iberófono, sem precedentes, pois a Lingua é o maior patrimônio de um povo.
Portanto, vamos todos nos inserir nesse movimento espetacular das comemorações dos 8 SÉCULOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (1214-2014), para maior glória e honra do nosso querido e eterno PORTUGAL.

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

1 Comment

  1. Oito Séculos de Língua Portuguesa (1214-2014)

    Este é o titulo da ideia e da obra de Roberto Moreno, fundador e presidente da Fundação Geolíngua, e registrado na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, de Portugal, no dia 13 de Novembro de 2009.

    Este texto, e todo um programa completo de atividades socioculturais, no âmbito deste evento- histórico – foi enviado, via e-mail à várias pessoas, órgãos governamentais e para a comunicação social de vários países.

    E, para quem estiver interessado em maiores detalhes, é só consultar a fonte – Roberto Moreno, (351) 966 054 441 ou enviar um e-mail para – [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend