Comunidade participa de homenagem ao fundador de Santo André João Ramalho nos 471 anos da cidade

Da Redação

No dia 08 de abril a comunidade portuguesa radicada em Santo André participou das comemorações de aniversário de 471 anos da cidade. A Casa de Portugal do Grande ABC esteve representada pelo seu presidente Paulo Freitas, e demais membros da diretoria.

O Paço Municipal foi representado pelo prefeito Paulo Serra, com vários secretários, assim como a Câmara com os vereadores, e o Estado português foi representado pelo atual Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva e pelo seu cônsul adjunto Jorge Longa Marques.

Como acontece tradicionalmente, a homenagem ao português e fundador da cidade João Ramalho, é realizada em todo dia 08 de abril no Paço Municipal, sempre pela manhã. Após a cerimônia o Prefeito Paulo Serra ofereceu um ‘café da manhã’ aos convidados. A cerimônia também contou com a presença do Tiro de Guerra e dos escoteiros de Santo André.

O evento abriu oficialmente as comemorações dos 471 anos de Santo André, com a entrada das bandeiras de Brasil e Portugal, também do estado de São Paulo e do município. Na sequência a centenária ‘Banda Lira’ tocou os hinos dos dois países e também da cidade.

Como este é ano de eleições municipais, Paulo Serra marcou presença nesta cerimônia pela última vez em sua passagem como prefeito. Ele discursou no evento, seguido pelo presidente da Casa de Portugal Paulo Freitas e também pelo Cônsul António Rodrigues.

Em sua fala, Paulo Freitas disse que “É uma cidade que alcançou sucesso absoluto em sua evolução para satisfação de nós que aqui residimos e trabalhamos”, disse ele elogiando o trabalho do prefeito Paulo Serra, revelando estar ‘honrado’ em mais uma vez participar da homenagem.

Também o Cônsul Geral de Portugal, pela primeira vez presente na solenidade, declarou que “Há em Santo André, realmente, esta ponte entre os dois lados do Atlântico”, disse revelando estar emocionado pela oportunidade de participar.

O prefeito Paulo Serra destacou que a homenagem ao João Ramalho em 2024 “é mais do que especial”, porque “a gente olha para trás e vê o quanto conseguimos resgatar em todas as áreas”, disse destacando a importância de manter as tradições da cidade e a manutenção da ponte entre Brasil e Portugal, simbolizada na passarela “Luso Brasileira” que leva o nome de seu avô, o português Américo Pinto Serra. “Cresci ouvindo o quanto a comunidade [portuguesa] colaborou para o crescimento da cidade.”

Após o encerramento dos discursos, autoridades, convidados e os escoteiros do município levaram uma coroa de flores ao pé da estátua do português João Ramalho, localizada no marco zero da cidade, em frente aos Correios.

A Casa de Portugal, seus membros e convidados se reuniram novamente no dia 18 de abril numa “Sessão Solene” que foi realizada pela Câmara Municipal de Santo André em Comemoração ao “Dia da Comunidade Luso Brasileira” e do descobrimento do Brasil. Evento solene que presta diversas homenagens, sempre com presença dos vereadores andreenses, representantes da comunidade portuguesa e convidados. Saiba mais na próxima edição.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: