Eleições no Porto: Villas-Boas acaba com os 42 anos de reinado de Pinto Da Costa

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

 

Eleições no Porto: Villas-Boas acaba com os 42 anos de reinado de Pinto Da Costa

Após 42 anos da presidência de Pinto da Costa a frente do Porto, tivemos nesse sábado dia 27, a eleição para definir se Pinto da Costa continuaria ou se Villas Boas assumiria, quebrando uma hegemonia de décadas. E a lista encabeçada por André Villas-Boas conquistou com larga vantagem (80% dos votos) as eleições para os órgãos sociais do FC Porto. No total, votaram 26.876 sócios, número que pulveriza o antigo máximo de 10.731, obtido em 1988. A Lista A, de Jorge Nuno Pinto da Costa obteve 5.224 votos, enquanto a Lista B, de André Villas-Boas obteve 21.489 votos e a Lista C, de Nuno Lobo ficou com 53 votos. O novo presidente dos Dragões, afirmou-se orgulhoso pelo cargo que lhe foi conferido, multiplicou-se em agradecimentos aos apoiantes, elogiou o legado do presidente cessante, Pinto da Costa, e deixou uma frase forte: “Hoje, o FC Porto está livre de novo”. Este é o ponto final para a longa liderança de Pinto da Costa, que esteve 42 anos à frente dos destinos do clube, com 15 mandatos consecutivos.

Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 30ª jornada só foi concluída na segunda-feira (22/04), com o Farense recebendo o Benfica às 20:15h, e perdendo por 3×1.

Já a 31ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (26/04)

Gil Vicente 2×2 Arouca (20:15h)

Sábado (27/04)

Casa Pia 3×1 Chaves (15:30h)

Vizela 1×1 Rio Ave (15:30h)

Benfica 3×1 Braga (18:00h)

  1. Guimarães 1×0 Boavista (20:30h)

Domingo (28/04)

Portimonense 0x2 Moreirense (15:30h)

Estoril 1×0 Famalicão (18:00h)

Porto 2×2 Sporting (20:30h)

A jornada só termina nessa segunda-feira (29/04), com o E. Amadora recebendo o Farense às 20:15h.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

Francisco Conceição, que em 2022 houvera sido negociado com o futebol holandês por 5 milhões de euros, retornou por empréstimo e com cláusula obrigatória de compra por 10 milhões impostas pelo Ajax caso disputasse pelo menos 45 minutos em 25 jogos, o que se concretizou na última partida, levando o Porto a recomprá-lo e a firmar novo contrato com o jogador até 2029, auferindo agora 1 milhão de euros líquidos por temporada, além de ficar com 20% do passe em caso de negociação futura.

Outro que teve o contrato renovado por 4 temporadas (nas mesmas bases salariais atuais) foi Sergio Conceição, no entanto com uma cláusula que permite ao presidente, ou até mesmo ao técnico, rescindi-lo sem multa contratual para qualquer das partes.

Sporting

Orientado por seu empresário como forma de pressionar o Liverpool, Ruben Amorim viajou essa semana para Londres a fim de avaliar um possível interesse do West Ham. Porém, com uma cláusula rescisória de 20 milhões de euros, o time inglês não se mostrou disposto a pagar a multa, e nem Amorim a aceitar o projeto e os valores salariais que lhe foram propostos. Por sua vez o Liverpool, que tinha em Amorim sua segunda opção visto que o foco principal era o técnico do Feyenoord, Arne Slot, acelerou as tratativas com o time holandês (estimulado pelo descontentamento que causou a pressão de Amorim em tentar negociar com o West Ham, e com seu esquema defensivo de 3 zagueiros), e mesmo a princípio não tendo concordado com o valor de 9 milhões de cláusula rescisória, acabou por contratá-lo nesse final de semana.

O Sporting colocou para rodar pelo menos 6 jogadores que não faziam parte dos planos de Amorim, sendo que a maioria deles por empréstimo, mas com cláusula obrigatória de compra, como é o caso de Fatawu, destaque do Leicester, líder da 2ª divisão inglesa, e que por ter subido de divisão nesse final de semana após uma combinação de resultados, terá a obrigação de efetuar a compra do jogador depositando o valor à vista de 17 milhões de euros. Deste montante, o Sporting (que comprou o jogador por 1,2 milhões) terá de pagar ao antigo clube de Fatawu (Steadfast) um valor de mais valia estipulado em 7,9 milhões, restando aos leões 9,1 milhões de euros.

Portugueses pelo Mundo

Após 34 vitórias consecutivas e 45 jogos de invencibilidade, perdidos na semana passada na derrota por 4×2, na partida de ida para o Al-Ain pelas semifinais da Liga dos Campeões Asiáticos, o Al-Hilal de Jorge Jesus fez na terça-feira (23/04) o jogo de volta em sua casa vencendo por 2×1, mas perdendo no placar agregado, e sendo eliminado da disputa final.

Diogo Jota continua sua saga de contusões, as vésperas de mais uma grande competição europeia. O craque luso nem bem voltou de 2 meses parado em recuperação de uma rotura de ligamento colateral de joelho, e acabou por se contundir novamente na partida recente frente ao Fulham onde fez um dos 3 gols na vitória do Liverpool por 3×1. O período estimado de parada agora é de 2 semanas.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: