Campeão! Sporting conquista 20º título da Liga Portuguesa com duas jornadas de antecedência

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Campeão! Sporting conquista seu 20º título da Liga Portuguesa com duas jornadas de antecedência

O Sporting é o campeão português de 2023/24. Com duas jornadas de antecedência, o time de Rúben Amorim teve a conquista confirmada neste domingo (05/05), após a derrota do Benfica para o Famalicão, por 2 a 0. É o 20º título da equipe, o segundo sob o comando do treinador. A dois jogos do fim, o Sporting tem 84 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Benfica, que permanece com 76. Se vencer os jogos contra Estoril e Chaves, os Leões alcançam os 90 pontos, que seria sua melhor campanha e a segunda maior na história, atrás apenas do Porto de 2021/22, que fez 91 pontos. Depois de 19 anos sem levantar a taça, o Sporting conquista o seu segundo título da Liga Portuguesa em quatro temporadas. Técnico da equipe há pouco mais de quatro anos, Rúben Amorim é o grande responsável pela mudança de patamar da equipe, que esteve na sombra de Porto e Benfica neste século. Aos 39 anos, Amorim dá sinais de que deve se despedir do Sporting na próxima temporada. Ele foi cogitado no Liverpool e é seguido de perto por outros clubes da Premier League. A liga de 2023/24 é o seu sexto título no comando dos Leões, que ainda decidem a Taça de Portugal com o Porto. Os Títulos de Rúben Amorim no Sporting foram: (Liga Portuguesa: 2020/21 e 2023/24; Taça da Liga: 2019/20, 2020/21 e 2021/22; Supertaça de Portugal: 2021/22). Além de Amorim, a conquista do Sporting tem a marca de dois jogadores: o ponta Pedro Gonçalves e o atacante sueco Viktor Gyökeres. Bicampeão pela equipe, Gonçalves tem 11 gols e 12 assistências na atual temporada. Cobiçado por gigantes da Europa, Gyökeres é o artilheiro, com 27 gols, e ainda soma 9 assistências.

  1. Setúbal, o fim de um clube tradicional

Em virtude da negativa do pedido realizado no final do ano passado de Concordata (Plano Especial de Revitalização), pela maioria dos credores (Autoridade Tributária e Parvalorem), o Tribunal de Justiça de Setúbal decretou na sexta-feira (03/05) a insolvência do Clube Vitória de Setúbal, fato que deve abranger na próxima semana também a SAD setubalense, embora dirigentes prometam solicitar a anulação judicial de tal medida, apresentando um novo plano de recuperação que impeça a perda do patrimônio. No momento o clube encontra-se na 4ª divisão de Portugal, e na fase final de disputa tentando subir para a 3ª divisão.

Academia do Porto na Maia vinga ou não?

A Câmara Municipal da Maia notificou a SAD portista que restam 14 dias para a quitação de mais uma parcela referente aos terrenos da Maia (pertencentes na sua grande maioria ao município), no valor de 510 mil euros, equivalente a 15% do valor total de 3.4 milhões de euros. Essa será a 2ª parcela, visto que na assinatura do contrato os dragões pagaram 20% (680 mil euros). O restante deverá ser pago na data da assinatura da escritura, isto se Villas Boas não rescindir o contrato de compra, visto que na sua campanha afirmou que a academia deveria ser expandida com novos terrenos no Olival, e não em outra localidade.

Os administradores da SAD (Pinto da Costa, Fernando Gomes, Vitor Baia, Adelino Caldeira e Luís Gonçalves) negaram o pedido de demissão para que Villas Boas assumisse já a SAD, para não perderem os salários do mês, na casa de 20 mil euros.

Superliga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 31ª jornada só terminou na segunda-feira (29/04), com o E. Amadora recebendo o Farense às 20:15h e perdendo por 0x3.

Já a 32ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (03/05)

Moreirense 1×0 Vizela (20:15h) com a derrota, o Vizela que estava na divisão maior de Portugal desde 2021, cai novamente para a 2ª divisão.

Sábado (04/05)

Rio Ave 2×1 V. Guimarães (15:30h)

Boavista 1×1 Gil Vicente (15:30h)

Sporting 3×0 Portimonense (18:00h)

Chaves 0x3 Porto (20:30h)

Domingo (05/05)

Farense x Estoril (15:30h)

Braga x Casa Pia (18:00h)

Arouca x E. Amadora (18:00h)

Famalicão x Benfica (20:30h)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

A 9 pontos do final do campeonato, e com 5 de vantagem para o Benfica, restam ainda para o Sporting jogar nessa jornada em casa frente ao Portimonense (enquanto o Benfica joga fora frente ao Famalicão). Na próxima jornada fora frente ao Estoril (enquanto o Benfica receberá o Arouca) e na última jornada em casa frente ao Chaves (enquanto o Benfica jogará fora contra o Rio Ave). A vitória nessa jornada já ocorreu frente ao Portimonense. Se o Benfica não vencer seu jogo contra o Famalicão neste domingo, o título antecipado será da equipe de Alvalade.

O zagueiro Diomande (cláusula rescisória fixada em 8 milhões de euros) e o atacante Gyokeres (cláusula de 100 milhões), são alvos pretendidos por vários clubes europeus na próxima janela do mercado. Por esse mesmo motivo, o Sporting separou 35 milhões de euros pensando em contratar possíveis substitutos, sendo que na lista já despontam os nomes do central belga Debast e do atacante grego Ioannidis. Quanto a venda de Diomande, o time de Alvalade aceita até reduzir a cláusula para 60 milhões, mas quanto a Gyokeres, ele só sairá pelo valor fixado de cláusula rescisória de 100 milhões de euros.

Benfica

O Benfica já garantiu matematicamente o vice-campeonato e pelo menos a pre-eliminatoria da Liga dos Campeões. Se o Bayern Leverkusen conquistar a Liga Europa, ou até mesmo se Atalanta ou Roma vencerem ou pelo menos terminarem em 4º lugar no campeonato italiano, o Benfica entrará direto na fase de grupos.

A imprensa holandesa divulgou essa semana que o Benfica voltará a pôr em jogo mais uma Eusebio Cup (em 2023 não aconteceu a disputa), e que será o Feyenoord da Holanda o seu adversário.

Portugueses pelo Mundo

Petit assinou essa semana contrato de 2 temporadas para orientar o Cuiabá, por onde passou o técnico luso Antônio Oliveira antes de migrar para o Corinthians. Com isso são agora cinco os treinadores na 1ª divisão do campeonato brasileiro: Petit, Abel, Caixinha, Antônio Oliveira e Artur Jorge.

Com 2 gols de Cristiano Ronaldo, o Al-Nassr venceu por 3×1 na quarta-feira (01/05) o Al-Khaleej, garantindo presença na final da Taça do Rei frente ao Al-Hilal de Jorge Jesus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: