Brasil terá “Fado Solidário” em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Por Ígor Lopes

 

O Theatro São Pedro, em Porto Alegre, no Sul do Brasil, vai receber a terceira edição do Dia Estadual do Fado com o espetáculo “Alma Lusitana & Convidados” no dia 24 de julho, pelas 20 horas.

Esta festividade terá cariz humanitário, pois tem o objetivo de “ajudar as vítimas de toda a tragédia climática que assolou o estado nos últimos meses”, com fortes cheias a devastarem grande parte do território gaúcho.

Este será, segundo fontes, um dos maiores movimentos junto da comunidade portuguesa em prol do Rio Grande do Sul. Haverá a venda de ingressos solidários, onde ao valor cobrado de meia entrada para todos acrescerá a arrecadação de alimentos.

A meta dos organizadores é arrecadar uma tonelada de alimentos para um público previsto de 500 pessoas.

O espetáculo conta com o financiamento do Instituto Camões, e ainda com o apoio institucional da Embaixada de Portugal em Brasília, do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre e da Secretaria Estadual da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O espetáculo homenageia o “Dia Estadual do Fado”, institucionalizado no Estado do Rio Grande do Sul, que é comemorado, anualmente, no mês de julho, data de nascimento da fadista Amália Rodrigues, com o objetivo de “valorizar e apoiar a realização de eventos artísticos relacionados com este género musical e promover a cultura portuguesa”.

Este ano, artistas gaúchos atuarão ao lado do grupo Alma Lusitana.

Filipa Mendonça, vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, afirmou que “esta é a grande manifestação da comunidade portuguesa neste Estado” e que o cenário no Rio Grande do Sul é ainda visto com “bastante apreensão, pois o Inverno está no início, o solo está saturado de água, e há muito trabalho a ser feito para toda a reconstrução necessária”.

“Mas a vida toma forma de novo. O povo Gaúcho é aguerrido e determinado”, finalizou esta responsável.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: