O Desenvolvimento da Cultura em Portugal

 

Para se ter uma ideia do que foi, do que é e do que será o desenvolvimento da cultura em Portugal, poderemos explanar um pouco, logicamente  sob o meu ponto de vista, de um observador que por 2 vezes já esteve em Portugal, no ano de 1998, por 30 dias, quando corri de carro por 6.000 km, e agora em 2012, durante 20 dias, também de carro, como na última passagem pelas mais diversas cidades, em torno de Lisboa, Alentejo, Fátima, Coimbra, Porto, Guimarães, Braga e Trás-os-Montes, onde nasceram os meus pais, Rio Frio/Bragança e Carção/Vimioso.

Pelos Oceanos os portugueses em grandiosa epopeia lançaram-se ao mar em busca de descobertas de novas terras que se concretizaram, como é do conhecimento de todos. E em razão dessas viagens fantásticas onde deixaram as suas marcas, na Língua, na Religião, bem como na Arte e na ciência, e o maior de todos os prêmios: sete países com 300 milhões de pessoas, falando a sua maravilhosa Língua Portuguesa.

Em Portugal encontramos uma beleza cultural incomparável, e para se ter uma ideia colocaremos alguns locais, no entanto, existem milhares de outros lugares fantásticos que mostram a beleza cultural do Portugal antigo, do presente e com certeza ainda criarão locais maravilhosos para o futuro.

A ARTE E SEUS ESTILOS:  Com o estilo “MANUELINO”, que nos deixou obras fantásticas, o estilo GÓTICO foi evidentemente focado na motivação marítima. Em vários locais do Portugal eterno, encontramos obras espetaculares, como citaremos:

ALGARVE> deparamos com o famoso “Promontório de Sagres” que foi fundado pelo infante D.Henrique, com uma beleza fantástica até os nossos dias.

MOSTEIRO DA BATALHA> em Lisboa , com esse famoso local e onde está o túmulo do infante D.Henrique, uma grandiosidade.

TORRE DE BELÉM E MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS> são patrimônios da humanidade, símbolos também da era “Manuelina”.

CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR> na região lisboeta, ali foi a sede dos Templários e da Ordem de Cristo.

IGREJA DO CONVENTO DE JESUS> em Setúbal, com as pinturas quinhentistas, séculos XIV e XV;

A RIBEIRA, NA CIDADE DO PORTO> além das maravilhas da Ribeira, a casa do Infante D.Henique e os maravilhosos locais ao lado na cidade de Vila Nova de Gaia, onde estão os famosos tonéis do vinho do Porto, em passeio pela Ribeira de barco, cruzando com cinco  fantásticas pontes.

VIANA DO CASTELO> ao norte da cidade do Porto, o museu com uma das maiores coleções de cerâmica portuguesa, bem como, peças mobiliárias.

IGREJA DE SÃO ROQUE>  em Lisboa, a Capela de São João Batista, completada com o ouro que vinha das jazidas do Brasil no tempo colonial.

CONVENTO DE SANTO ANTONIO DOS OLIVAIS> em Coimbra, com o seus azulejos maravilhosos da arte lusitana.

PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA> na região de Lisboa, e sua famosa coleção bem antiga dos azulejos em Portugal.

EM TRÁS-OS-MONTES> as fantásticas visões das serras, já consagradas pela Unesco, como patrimônio da Humanidade.

CASA DO FADO E DA GUITARRA PORTUGUESA, LISBOA>no bairro da Alfama, uma ilustração do que é o fado.

CASA MUSEU AMÁLIA RODRIGUES> em Lisboa, mostra tudo de sua vida, vestidos, joias etc…

Iríamos ficar a escrever páginas e páginas pelas festas folclóricas, pelas casas de fados, pelos passeios em milhares de locais. Só quem teve a aventura de ali estar, de ali viajar pelas estradas maravilhosas do Portugal Moderno, é que poderá ter uma visão real da cultura portuguesa, cada dia que se encerrava, a emoção era latente, e a ansiedade do dia seguinte em poder deslumbrar o que os portugueses ali têm e o novel português vendo, é uma coisa verdadeiramente fantástica e pelo nosso orgulho do imortal e eterno PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend