Língua Portuguesa, orgulho da 3ª língua mais falado no mundo

Em quaisquer países do mundo atual, todos tem as suas histórias ligadas a de outros países ou regiões ligados à um tempo que passou. Evidentemente o Brasil está eternamente ligado à história de Portugal, não só pelas datas das descobertas, mas também pela sua Língua e formação histórica, haja vista que, de acordo com os índices perto de 140 milhões de habitantes brasileiros são de descendência lusitana, ou seja, são luso-descendentes, de pais, avós, bisavós,tataravós e assim por diante.
Como todos sabem a Língua falada no Brasil é o “Português”, a Língua Portuguesa, ela que vem de séculos e séculos sem fim, da era dos Lusitanos, dos Celtas, dos Romanos, dos Mouros e dos Romanos derivou do Latim, depois agregada da língua Moura, nos deu o Português arcaico e com Luiz Vaz de Camões, o Português moderno atual, que os eméritos sábios das Universidades de Lisboa e Rio de Janeiro a cada 40 anos fazem as modificações necessárias na nossa Língua, em razão da evolução do falar e escrever, com novas formas de aplicações que no decorrer do tempo vêm palavras de outros povos se juntarem ao palavreado costumeiro.
Na realidade a nossa Língua é Neolatina, é falada em grandes partes do mundo, com 8 países e mais alguns locais e regiões, tornou-se hoje em dia a 3ª maior língua falada no planeta, sendo só superada pela língua falada na China e o Inglês em vários países, seguido pelo português em Portugal, a língua mãe e no Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como em regiões da Índia como Goa, Damão, Dio, Dadra e Nova Aveli e em Macau agora ligado à China. Além de que existe a 2ª Língua Portuguesa agora reconhecida em Portugal, que é o MIRANDÊS, na Região de Miranda do Douro e parte da região de Vimioso, em Trás-os-Montes/ Portugal.
Além do território continental, temos as REGIÕES AUTÔNOMAS, no Arquipélago da Madeira, as ilhas da Madeira, Porto Santo e as duas ilhas desertas e selvagens, bem como, o Arquipélago dos AÇORES: Ilha de São Miguel, Ilha Terceira, Ilha do Pico, Ilha do Faial, Ilha de São Jorge, Ilha de Santa Maria, Ilha do Corvo e Ilha Graciosa. E no Arquipélago de CABO VERDE temos inúmeras ilhas, como Ilha do Fogo, Ilha São Tiago, Ilha Brava, Ilha de Maio, Ilha Boa Vista, Ilha do Sal, Ilha São Nicolau, Ilha Branco (3 ilhotas), Ilha São Vicente e Ilha Santo Antão.
Portanto temos variados locais em que podemos nos orgulhar da nossa língua portuguesa, falada em Portugal, mãe pátria, o Brasil o maior país de língua portuguesa, 250 milhões de habitantes, e alguns arquipélagos contendo inúmeras maravilhosas Ilhas.
Assim sendo, PORTUGAL plantou o seu ideal em todas partes do mundo e todos devem se orgulhar de falar a LÍNGUA PORTUGUESA, a mais linda LÍNGUA, para a Honra e Glória do nosso querido e eterno PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend