As Eras da Humanidade: a Era da Lusitânia e era de Portugal

Os seres humanos desde priscas eras, ergueram a civilização e desde a “Pré-História” consolidaram o seu domínio sobre tudo que existia no planeta, como os animais, plantas, oceanos, rios, florestas e principalmente outras formações de seres humanos, uma vez que nesses primórdios existiam grupos diferenciados.
Desde 5.000 a.C. até 1.300 d.C., inúmeros acontecimentos surgiram na face da Terra, populações iam e vinham dos seus lugares tomando conta de outras tribos, e na Europa que era o prenuncio da civilização, grupos guerreiros vinham do centro da Europa avançando até chegar na Península Ibérica e dali para a frente paravam, uma vez que se deparavam com o Oceano Atlântico. Na Península Ibérica existiam tribos (se assim podemos dizer), como os Iberos, os lusitanos e outras. Ali nesses primórdios chegaram também os Celtas, que vinham do centro da Europa e eram conhecedores da liga do ferro e eram também ourives, e como não prosseguiram sua marcha por causa do Oceano não retornaram ao centro da Europa, ficando ali e enturmando-se com as precárias civilizações dos Iberos e lusitanos, a quem eles transmitiram a sua civilização.
Assim sendo, podemos ter uma visão das Eras da Humanidade e da “Era da Lusitânia”, e da “Era de Portugal” e para termos uma visão dos acontecimentos vamos explanar essas eras:
ERA DOS CELTAS: 4.000 a.C. – como dissemos um povo maravilhoso que enturmou-se com os iberos e lusitanos trazendo a sua civilização avançada e melhorando o nível cultural das tribos iberas e lusitanas, eram conhecedores da liga do ferro e eram simplesmente ourives maravilhosos, acabaram se diluindo com os iberos e lusitanos.
ERA DA SUMÉRIA: 3.000 a 1.700 a.C. – Foram eles que desenvolveram a primeira escrita da humanidade há 3.000 a.C., a agricultura irrigada entre os rios Tigre e Eufrates na Pérsia, deram inicio à plantação do trigo e da cevada, no entanto, com a desertificação das florestas, a terra não produzia mais nada e a Suméria sumiu.
ERA DOS FENICIOS E GREGOS: 600 a 300 a.C. – as florestas da Europa eram ricas em cedro do Líbano e serviam para a construção de navios dos fenícios, mas, foram também dizimadas e os gregos tiveram que plantar oliveiras para poder ter árvores para as suas construções.
ERA EGIPCIA: 5.000 a.C. a 1.000 a.C. – foram eles que nos desertos da África ergueram as Pirâmides, melhoraram a escrita, avançaram em técnica de construções e barcos, na mumificação dos seres mortos e trouxeram avanços comemoráveis para a espécie humana.
ERA DOS MAIAS: 250 a.C a 900 d.C. – Eles foram os precursores dos observatórios astronômicos e construíram pirâmides semelhantes às dos Egípcios e desmantelaram as florestas que acabaram não tendo mais plantações em razão da escassez das chuvas e viveram uma época difícil até a invasão dos espanhóis.
ERA DOS ANASAZIS: 600 d.C. a 1.200 d.C – viveram no território atual dos Estados Unidos, levantaram prédios de até 6 andares,com imensos cômodos chegando até 500 deles e em razão de terem dizimado as florestas, a agricultura acabou-se e foram  dizimados.
ERA DOS PAPA NUI: 1.220 a 1.700 d.C – viviam na Ilha de Páscoa, a sua civilização era avançada, conheciam a astronomia e montaram fantásticas estátuas que estão até hoje para serem vistas, foram dizimados também pelo desmatamento das florestas e de guerras entre suas tribos.
ERA DOS VICKINGS: 700 a 1.200 d.C. – Eram do norte da Europa, das regiões frias da Noruega, Finlândia, Groenlândia, e só viajavam nessas regiões, no entanto há indícios que estiveram nas regiões das Américas e eram conhecedores da feitura de barcos e barcaças. Com eles os humanos atravessaram o Estreito de Bering no Polo Norte, e avançaram pelos territórios das Américas, formando imensas tribos que resultaram nos países que hoje temos conhecimentos na América do Norte, do Sul, Central e Caribe.
A ERA DA LUSITÂNIA: 4.000 a.C. a 1.179 d.C. – quando surgiu o nosso Portugal e na LUSITÂNIA  evidentemente eles eram um povo milenar, mas, com as chegadas dos Celtas, godos, visigodos, álamos e outras tribos mais civilizadas, foram adquirindo uma substância cultural mais avançada. Com a invasão romana, que ficou de 300 a.C. até 711 d.C.,  adquiriram a cultura deles, a língua do Latim, a construção de estradas e pontes,  mais tarde com a “invasão dos mouros” que também ficaram do ano 711 até 1452, da mesma forma adquiriram a sua cultura, que era rica na escrita, na arte, na construção, na poesia e outras maravilhas. Como naqueles tempos, os seres humanos tinham a crença de que a Terra era plana, poucos navios se aventuravam ao Sul da África com medo que as embarcações caíssem no abismo do Cabo das Tormentas, depois conhecido como Cabo da Boa Esperança. No ano de 1.300, um navegador de nome SANCHO BRANDÃO, português, por acaso avançou além desse cabo e adentrou o imenso Oceano à sua frente e chegou às costas do futuro Brasil, levando ao conhecimento dos Reis de Portugal e que só após mais de 200 anos é que os europeus descobriram que a Terra era redonda, e então Portugal conseguiu avançar pelos mares e vieram a descobrir as terras do Brasil por intermédio do grande navegador PEDRO ÁLVARES CABRAL.
A ERA DE PORTUGAL: 1179 EM DIANTE – Portanto, além dessas Eras todas, e da “Era da Lusitânia”, a partir de 1179 a “ERA DE PORTUGAL”, que os seus habitantes chegando a um grau avançado nas conquistas marítimas, avançaram também pelos oceanos afora e levaram a sua civilização a 7 países do universo terráqueo e bem como, o Brasil, que hoje é um dos maiores países do planeta Terra, onde o seu povo fala a sua Língua Portuguesa, com mais de 200 milhões de habitantes e para honra e glória da Era da LUSITÂNIA e da ERA DE PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend