A CPLP

(Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)

 

No ano de 1983, houve uma reunião preliminar entre 7 países de “Língua Portuguesa” com a finalidade de organizarem-se em objetivos de concentração político-diplomático, com matérias de relações internacionais, cooperação econômica, jurídica, social, científica e mormente em relação à Língua Portuguesa falada e escrita nesses 7 países iniciais, sendo que, tão somente foi concretizada em 17 de Julho de 1996, bem como, após a Independência de “Timor Leste” na década primeira do século 21, tornando a C.P.L.P. com 8 países.

Como o início de tudo foi em 1983, tão somente 13 anos mais tarde é que tudo foi concretizado,bem organizada com a “Conferência de Chefe de Estado e do Governo – Conselho de Ministros – Comitê de Concentração Permanente e o Secretariado Executivo, havendo anualmente um rodízio ou troca desse Secretariado entre os países.

Por ordem alfabética passamos a mostrar as qualificações dos diversos países, suas estruturas econômicas, políticas e bem como, os avanços na estrutura mundial, como seja:

ANGOLA (República Popular de Angola):  Uma democracia presidencial, independente desde 1975, tendo sua Constituição aprovada em 1975 e a Assembleia Nacional é constituída por 220 Membros. Angola situa-se na África Austral em zona ocidental e tem uma superfície de 1.246.700 km2, bem como, um litoral no Oceano Atlântico de 1.650 km. Possui ainda um território descontinuado do seu, que é a Província de Cabinda, separada territorialmente a Sul do Estuário do Rio Congo. A sua população é estimada entre 15 a 20 milhões de habitantes.

BRASIL (República Federativa do Brasil), que já foi “Estados Unidos do Brasil”, o seu regime político é uma democracia presidencial. O Brasil hoje é um “Estado Federal”, constituído por 26 Estados e uma Capital Federal (Brasília), independente desde 1822. O seu poder principal reside no Senado Federal, eleito por voto direto e com mandato de 8 anos e a Câmara Federal de Deputados, eleito também por voto direto com mandato de 4 anos. O Brasil situa-se no Centro-Oriental da América do Sul, passando pelo seu território o Equador e Trópico de Capricórnio, tem o seu litoral no Oceano Atlântico em 7.408 km e uma fronteira terrestre em torno de 15.719 km de extensão com 10 países e com ilhas no Atlântico. O seu total geral de superfície é de 8.511.905 Km2, e conta com uma população em torno de 200 milhões de habitantes. O Brasil é um dos maiores países do planeta em termos territoriais.

CABO VERDE (República de Cabo Verde): O regime político do país é democrático e a sua Constituição foi aprovada em Setembro de 1992 em substituição a outra de Setembro de 1980, sendo que, o seu poder legislativo vem da Assembleia Nacional, onde o sufrágio é direto com mandato de 5 anos e a sua independência foi em 05 de Julho de 1975. Cabo Verde está situado na zona meridional do Atlântico Norte e é composto de 9 mil ilhas, sendo a maior “Santiago com 930 km2” e a superfície total do arquipélago em torno de 4.033 km2. Com população geral de 500.000 habitantes.

GUINÉ-BISSAU (República da Guiné-Bissau): O regime político é o democrático, teve uma proclamação de independência em 24 de Setembro de 1973 e reconhecida em 10 de Setembro de 1974 por Portugal, com Constituição aprovada em Maio de 1974 e revista em Maio de 1991. O seu poder Legislativo reside na Assembleia Nacional do Povo, com 100 membros eleitos por 4 anos.

A Guiné-Bissau fica situada na Costa Ocidental da África ao sul do Cabo Roxo e pelo Oceano Atlântico e tendo uma grande quantidade de ilhas contiguas, com uma parte insular o arquipélago de Bijagós, tendo uma superfície geral de 36.125 km2, porém, com 28.000 km2 com uma superfície permanentemente emersa. O país tem cerca de 1.500.000 de habitantes.

MOÇAMBIQUE (República Popular de Moçambique): Independente  desde 25 de Junho de 1975, é uma democracia presidencial e a Constituição foi elaborada em 1975 e revisada em Novembro de 1990, e o poder é concentrado na Assembleia da República com 250 membros eleitos por voto direto com mandato de 5 anos. Moçambique situa-se na Costa Sul-Oriental da África com uma superfície de 790.380 km2. E é banhada pelo Oceano Indico, com uma costa de 2.470 km de extensão, e o país conta com 20 milhões de habitantes.

PORTUGAL (República de Portugal): tendo como capital a cidade de Lisboa e com uma superfície de 91.630 km2 e uma população em torno de 12 milhões de habitantes, conjugado com os territórios autônomos do arquipélago da Madeira e o dos Açores. O regime é democrático-Presidencial, com um 1º Ministro eleito pela Assembleia. Têm tão somente fronteiras com a Espanha e o Oceano Atlântico entorna todo o seu litoral, faz parte da “União Europeia”, adotando a moeda Geral Euro.  Como um país descobridor de façanhas incalculáveis nas grandes viagens de descobertas ao correr de séculos, todos os países aqui neste artigo narrados são obra exclusiva desse magistral país, que apesar do seu pequeno território, construiu ao redor do mundo essa beleza inconteste que são os 08 países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (República Democrática de São Tomé e Príncipe): O regime político é o democrático e independente desde 12 de Julho de 1975, com constituição aprovada em Novembro de 1975 e com revisão em agosto de 1990. O poder legislativo é da Assembleia Nacional, com 55 membros eleitos por 4 anos de mandato. Situa-se na região meridional do Golfo da Guiné, com o Equador na costa ocidental da África e a formação de duas ilhas e algumas pequenas, com uma superfície total de 964 km2 e a maior das ilhas é a de São Tomé. A população total gira em torno de 500.000 habitantes e a sua superfície total é de 964 km.

TIMOR LESTE (República do Timor Leste): Regime democrático e fez a sua independência na década final do século 20, em uma guerra de guerrilhas contra a Indonésia, fica ao norte da Austrália e tão somente neste começo de século 20 o país conseguiu a sua independência e a sua população está a escolher os seus mandatários num regime plenamente democrático, conta com a ajuda ONU, inclusive do Brasil que enviou soldados, professores, médicos e auxiliares de várias atuações.

Todos esses oito países integrantes da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), estão imbuídos em aprimorar e firmar a nossa querida “LÍNGUA PORTUGUESA”,  e que a partir de 01 de Janeiro de 2013, começará a vigorar o acordo sobre a nova ortografia na já falada língua  em quase 300 milhões de pessoas pelo mundo inteiro, constando como a 3ª língua mais falada do mundo, depois do “Mandarim” da China e do “Inglês”, para glória eterna do nosso querido PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend