Sábado, 16 de Dezembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Portugal quer escritório consular e mais funcionários em Santos, diz secretário das Comunidades

Por | 4 dezembro, 2017 as 11:20 am | Nenhum comentário

Foto Mundo Lusíada. Confira GALERIA >>

Mundo Lusíada
Com Lusa

Portugal quer criar um escritório consular e ampliar seu quadro de funcionários na cidade brasileira de Santos, informou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, durante uma visita oficial ao Brasil.

Na Sexta feira, 01 de Dezembro, aconteceu o aniversário de 122 anos de fundação do Centro Cultural Português de Santos e reinauguração do Teatro “Espaço Cultural Comendador Armênio Mendes”. O presidente do Centro Cultural, José Duarte de Almeida Alves comandou a Cerimônia Comemorativa e a reinauguração do teatro que agora leva o nome de “Espaço Cultural Comendador Armênio Mendes”, em homenagem ao ilustre compatriota, que tanto dignificou a comunidade Luso-Brasileira.

Entre as autoridades presentes estiveram o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Cônsul-geral de São Paulo, Paulo Lourenço, além do Vice Governador de São Paulo, Prefeito de Santos, Presidente da Câmara Municipal, presidentes das entidades da baixada, os familiares do homenageado Armenio Mendes e a Comunidade Portuguesa.

À Lusa, Carneiro explicou que a ampliação do quadro faz parte de um plano para transformar o consulado honorário de Portugal em Santos num escritório permanente gerido por funcionários de carreira do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Queremos garantir que vamos manter os serviços consulares onde eles têm vindo a funcionar até hoje em Santos e também reforçá-los (…) Temos apenas uma funcionária do Ministério dos Negócios Estrangeiros a trabalhar lá, mas a nossa expectativa é de que até ao primeiro semestre de 2018 sejam cinco”, disse o secretário de Estado.

Outra questão discutida pelo secretário durante a visita a Santos e região da Baixada – uma região onde vivem pelo menos 38 mil portugueses e lusodescendentes – diz respeito ao prédio onde o atendimento consular é realizado. Atualmente o consulado funciona num edifício cedido pelo empresário Armênio Mendes, antigo cônsul honorário de Portugal, que morreu em outubro.

“Não haverá mudança no local de atendimento [ao público]. Será estabelecido um contrato de arrendamento com a entidade que representa o edifício. Estabelecemos este compromisso numa reunião realizada com Paulo Mendes, que é filho do Armênio Mendes”, salientou o secretário.

Além de tratar de assuntos administrativos, José Luís Carneiro também compareceu a um almoço com empresários portugueses e lusodescendentes e visitou a primeira povoação portuguesa construída no Brasil, na cidade de São Vicente.

A visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Brasil começou no dia 28 e termina em 05 de dezembro. José Luís Carneiro já visitou comunidades portuguesas em Porto Alegre e Pelotas, na região sul do país, e seguiu para visitas marcadas a outras duas cidades brasileiras, Belém, no estado do Pará e São Luís, no Maranhão.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade