Sábado, 16 de Dezembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Governo de Portugal aprofunda relações com comunidades no Rio Grande do Sul

Por | 1 dezembro, 2017 as 7:08 pm | Nenhum comentário

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Da Redação

Autoridades portuguesas foram recebidas pelo governador José Ivo Sartori, em 28 de novembro, no Palácio Piratini, como parte da agenda de aproximação do governo de Portugal com comunidades portuguesas no Rio Grande do Sul.

A comitiva liderada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, está no Brasil para uma visita a várias capitais, e no estado agradeceu os trabalhos do consulado no âmbito econômico e de relações internacionais. Também veio conhecer a sede do próximo encontro das comunidades portuguesas do Cone Sul, marcado para novembro de 2018 em Pelotas.

O governador destacou o incentivo para a olivicultura, energia eólica e agropecuária gaúcha, apresentando a Sala do Investidor, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), como porta de entrada para empreendedores portugueses que desejam investir no Estado.

Para Carneiro, a comunidade gaúcha é uma das mais importantes no continente, assim como as do Uruguai e da Argentina. Ele afirmou que a presença de portugueses na região fortalece as relações diplomáticas e institucionais entre os dois países.

“Viemos, em primeiro lugar, com o objetivo de agradecer o estado que, ao longo de décadas, acolheu nossos compatriotas que escolheram esse território para fazer suas vidas e relações familiares, institucionais e econômicas. Também queremos mostrar a disponibilidade de Portugal para aprofundar as boas relações e trocar experiências sobre qualificação e modernização da administração pública”, afirmou

“O RS tem uma relação histórica com Portugal e relações comerciais que podem ser aprofundadas. Para isso, a Sala do Investidor está trabalhando junto com o consulado para encontrarmos pontos comuns e assim aumentarmos o nível de investimentos portugueses no estado”, disse o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fonseca.

O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Tito de Vasconcelos Nogueira Dias Cabral, no cargo desde setembro de 2016, acompanha as agendas da comitiva no Brasil. Os portugueses visitaram ainda, nesta terça, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e participaram de jantar com a comunidade portuguesa da capital na Casa de Portugal. No dia 29, cumpriram agendas com autoridades e emigrantes em Pelotas.

No encontro com o prefeito, o Secretário manifestou o interesse em firmar um protocolo em 2018 para estreitar as relações na área cultural. Outros setores que podem gerar troca de experiências entre Porto Alegre e Portugal são as de inovação e do setor administrativo. Já Marchezan disse ainda que a prefeitura está fazendo ajustes nas contas públicas e quer buscar parceiros privados para investir em áreas como a de resíduos sólidos, saneamento, mobiliário urbano e gestão hospitalar por meio de parcerias ou concessões.

Relação Portugal-RS

O Rio Grande do Sul está entre os maiores exportadores para Portugal, somando US$ 54,3 milhões em 2016. Conforme a Sdect, os principais produtos exportados são polímeros de etileno (em formas primárias), goma-laca e tabaco não manufaturado. Entre os produtos portugueses importados estão azeite de oliva, peças de veículos, maçãs, peras e marmelos.

Já a colonização portuguesa em terras gaúchas remonta aos tempos da ocupação açoriana na região das Missões. Em 1780, a imigração açoriana respondia por 55% de toda a população da capitania do RS. A cultura portuguesa predomina nas cidades litorâneas em locais como Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Viamão e São José do Norte. Atualmente, estima-se que mais de 3,8 mil portugueses naturalizados residam no estado.

Acompanharam a visita o diretor-geral de Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Júlio José de Oliveira Carranca Vilela; o adjunto do secretário de Estado, Miguel Silva; e a vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana Ribeiro.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade