Sábado, 16 de Dezembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Embaixador e Secretário das Comunidades entregam Ordem do Mérito nos 150 Anos do Grêmio Português

Por | 4 dezembro, 2017 as 5:01 pm | Um comentário

Mundo Lusíada

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa outorgou ao Grêmio Literário e Recreativo Português a Ordem do Mérito no âmbito das Celebrações do Dia de Portugal 2017 e no ano do aniversário de 150 Anos do Grêmio Português.

A condecoração foi entregue ao Grêmio Português durante uma cerimônia, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, José Luís Carneiro, visita o Brasil entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro estando, pela primeira vez, com as comunidades portuguesas e luso-descendentes de Porto Alegre, Pelotas, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.

A noite começou com a apresentação da terceira mais importante biblioteca do Brasil, quanto ao número de obras raras, a Fran Paxeco, localizada no 2º andar da sede social do Grêmio Português, na parte histórica de Belém. Alírio Gonçalves recebeu os Embaixador e Secretário e, acompanhado do Diretor Bibliotecário, Cícero Alves, destacou a grandeza da biblioteca.

Já no Salão Nobre do clube, a solenidade foi aberta com os hinos de Portugal e do Brasil, quando todos cantaram de pé em respeito às duas nações. Em seguida, foi exibido aos presentes um vídeo com todos os feitos e homenagens já realizadas ao clube pelos seu aniversário de 150 anos.

A mesa foi composta com Autoridades e personalidades de Brasil e Portugal: Luiz Otavio Monteiro (Presidente da Associação das Comunidades Portuguesas no Pará), João Pisco (Presidente da Assembleia Geral do Grêmio Português), Emmanuel Tourinho (Reitor da UFPA), Vitor Mateus (Secretário de Estado de Saúde Pública), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal no Brasil), José Luis Carneiro (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), Alírio Gonçalves (Presidente do Grêmio Português), Francisco Brandão (Vice-Cônsul de Portugal em Belém), Vicente Fonseca (Autor do Hino do Grêmio Português) e Antônio Lourenço (Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Português).

O momento mais importante do evento, a entrega da condecoração de “Membro Honorífico de Ordem do Mérito”, concedida ao clube pelo Presidente de Portugal, foi entregue a Alírio Gonçalves. Diversas outras homenagens foram entregues logo após.

Durante a visita, o secretário das Comunidades disse que o Grêmio se coloca como um “importante alicerce” da comunidade e de uma “redescoberta” que tem sido feito entre Brasil e Portugal.

“Com muita satisfação e honra o Grêmio recebe uma justa homenagem do nosso Presidente da República. Nosso associado vai ficar mais orgulhoso ainda dessa grande agremiação que é o Grêmio Português” disse o presidente Alírio Gonçalves citando os mais de 9 mil associados da entidade.

Segundo o embaixador de Portugal, o Grêmio é uma instituição de “referência como centro agregador da comunidade luso-brasileira e uma referência portuguesa muito importante ao longo destes 150 anos no Brasil”. Jorge Cabral participou, ainda este ano, das comemorações oficiais dos 150 anos de fundação do Grêmio em outubro.

A Ordem do Mérito destina-se a reconhecer os atos ou serviços praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade e em benefício da comunidade. O Grêmio Português havia sido anteriormente condecorado, em 1958, com a Comenda da Ordem da Benemerência pela Presidência da República de Portugal.

Na sede campestre, o presidente gremista, Alírio Gonçalves, falou um pouco sobre a importância da conquista para todos que compõe o Grêmio Português, antes de oferecer um almoço a comitiva portuguesa com membros da comunidade. O Secretário ainda visitou a Feira Gremista, um dos eventos de sucesso do clube que conta com vários expositores e uma gama diversa de produtos.

Em Belém do Pará, a comitiva portuguesa esteve em visita ainda no Hospital Beneficente Portuguesa de Belém do Pará, no Theatro da Paz e Estação Docas. No dia 04, em São Luís do Maranhão, o secretário tinha previsto visita ao Consulado Honorário e Conselho da Comunidade, audiências com governador e prefeito, visita ao Centro Histórico Patrimônio da Humanidade com influência arquitetônica portuguesa, Consulado e com membros da Comunidade Portuguesa.

Antes, no dia 01 de Dezembro, aconteceu o aniversário de 122 anos de fundação do Centro Cultural Português de Santos e reinauguração do Teatro “Espaço Cultural Comendador Armênio Mendes”, com a presença do Secretário.



+ Acessadas



 

Uma resposta para “Embaixador e Secretário das Comunidades entregam Ordem do Mérito nos 150 Anos do Grêmio Português”

  1. Maria Rosa Pacheco Machado disse:

    Espero que a Biblioteca Fran Paxeco já esteja a ser restaurada, sobretudo os livros.
    Estive lá em 2009 e em 2010 e o seu estado deixava muito a desejar.

    Rosa Machado

    (neta de Fran Paxeco)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade