Da Redação
Um festival diferente tem atraído a participação das maiores e mais prestigiadas agências dos países de língua oficial portuguesa da área de comunicação e publicidade.
Os Lusos, Prêmios Lusófonos da Criatividade, são o único festival internacional de criatividade sediado em Portugal e também o único mundialmente dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua portuguesa.
Os galardões visam premiar o melhor da área de TV e Cinema, Imprensa, Rádio, Outdoor, Digital, Mobile, Media, Relações Públicas / Assessoria de Imprensa, Design, Produção, Marketing Relacional, Ativação e Eventos e Briefing Aberto. As inscrições deste ano estão abertas até 12 de novembro.
As categorias da 3ª Edição dos Lusos, Prêmios Lusófonos da Criatividade, já têm júris-presidentes. Cada categoria conta com um painel de jurados e um presidente de júri, nomes largamente reconhecidos do setor da comunicação, de todos os países lusófonos.
Portugal destaca a presença de Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa, que ocupa a presidência de júri na categoria de Rádio. Para as Relações Públicas, Nuno Mendão, CEO da OMNI Partners e ainda Augusto Fraga, da Krypton, na Produção.
Luís Costa, executive director da Born, preside a categoria de ativação e eventos, ocupando a presidência da categoria de Briefing Aberto, Manuel Soares de Oliveira da Mosca Publicidade.
O Brasil conta com a presença de conceituadas individualidades do setor como Felipe Luchi, Executive Creative Director da Lew / Lara TBWA Brasil, que preside à categoria de TV e de Rodrigo Jatene, Chief Creative Officer da Grey Brasil, à de imprensa.
Rafael Pintangui, Diretor Geral de Criação da África, preside à categoria de outdoor. Na categoria de Digital, a organização destaca o jurado brasileiro Marco Versolato, Vice-Presidente de Criação da DM9DDB.
O painel da Presidência de Júri é ainda composto por Daniel Tártaro, Country Manager da OgilvyOne Brasil, para a categoria de mobile, João Dabbur, media director, da JWT Brasil, para a Media;
Gustavo Piqueira, owner da Casa Rex no Brasil e Vitor Barros, client services and management VP da Propeg, integram as categorias de Design e Marketing Relacional, respectivamente.
Criados em 2013, os únicos prêmios internacionais de comunicação e publicidade exclusivos dos países de língua oficial portuguesa, que durante o último ano reuniu mais de 70 agências oriundas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e Portugal, num total de 1.300 trabalhos inscritos, conta já com centenas de profissionais que trabalham para criar um ADN de comunicação em língua portuguesa.
A premiação na sua terceira edição enaltece o melhor trabalho feito por agências, profissionais, estúdios e produtores em todos os países que comungam a mesma língua. Além de ser um pilar na promoção de uma aproximação entre estes mercados, reunindo em Lisboa alguns dos maiores nomes mundiais do setor. Saiba mais em premioslusos.com.