Partiu primeira remessa de ajuda humanitária de Portugal ao Rio Grande do Sul em voo LATAM

[Atualizado 14h]

Mundo Lusíada

 

Foi dado início ao envio de ajuda humanitária da comunidade brasileira residente em Portugal, às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 300kg de doações chegam nesta sexta-feira ao Brasil, em parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a companhia aérea LATAM, Embaixada do Brasil em Lisboa e Ministério de Portos e Aeroportos, informou o Itamaraty.

Segundo a Embaixada brasileira, partiu neste dia 17 às 9:50, de Lisboa, o voo Latam JJ 8147, com destino a São Paulo, contendo um primeiro lote de carregamento humanitário de cerca de 300 kg (espaço cedido pela Latam na aeronave) de bens doados pela comunidade brasileira em Portugal e por cidadãos portugueses, destinado ao Rio Grande do Sul.

Nesse primeiro lote, foi priorizado o envio de roupas de inverno – casacos, edredons e cobertores – em razão das baixas temperaturas registradas no sul do Brasil.

“A Embaixada, em parceria com as autoridades portuguesas, com a numerosa comunidade brasileira e com a sociedade civil local, segue apoiando os esforços do Governo Federal @abcgovbr @mporoficial @itamaratygovbr para o transporte da totalidade da ajuda humanitária arrecadada em território português ao Brasil, nos próximos dias, pelas vias aérea e marítima” informa o órgão em Lisboa.

O grupo SOS RS EM PORTUGAL, de voluntários apartidário em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, divulgou que as doações estão encerradas. “Reiteramos o encerramento do recebimento das doações, conforme informado na última sexta-feira, 10 de Maio de 2024. Agradecemos a mobilização de todos!”.

Segundo eles, após reunião com representantes do governo brasileiro, foram aprovados envio de 300 toneladas de donativos, por via aérea e marítima. Nos próximos dias deve se iniciar a remessa no modal marítimo com o envio de 5 containers, totalizando 100 toneladas, que sairá da cidade do Porto.

A organização e tratativas com iniciativa privada para que isso o envio fosse possível foram feitas por Patrícia Machado, Fábio Gulart e voluntários do norte de Portugal. “Seguimos nas tratativas documentais para envio das demais doações, atualmente centralizadas no armazém de Oeiras. Agradecemos a todos os voluntários, iniciativa pública e privada que estão conosco para concretizar o objetivo, que é de levar ajuda a quem precisa” informa o grupo.

Já na quarta-feira, 15, os governos de Brasil e Portugal divulgaram apoio de Portugal para o envio de donativos, a diplomacia portuguesa em nota confirmou que Paulo Rangel “transmitiu a total disponibilidade para fazer chegar ao Brasil todo o apoio necessário, em estreita coordenação com a Embaixada em Lisboa” do Brasil.

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas.

Segundo o último boletim divulgado, são 461 municípios afetados, 78 mil pessoas em abrigos, 540 mil desalojados e mais de 2 milhões afetados pela tragédia na região. 154 óbitos foram confirmados e 98 estão desaparecidos.

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), prorrogou o prazo de execução e de prestação de contas dos convênios administrativos e das parcerias firmadas pela administração pública estadual com órgãos, entidades e parceiros localizados nos municípios gaúchos em estado de calamidade pública.

 

 

Deixe uma resposta