Ilhas de Portugal – Os lindos Arquipélagos da Madeira e dos Açores

Ilha de São Miguel - Açores. Foto: Mundo Lusíada
Ilha de São Miguel – Açores. Foto: Mundo Lusíada

Por Adriano Augusto da Costa Filho

 

1)- MADEIRA: Os Arquipélagos da Madeira e dos Açores, sempre seduzem os turistas que por eles passarem e têm tudo que os visitantes precisam, ricas paisagens e climas amenos e eu posso dizer que tive a ventura de visitar a Ilha da Madeira e sentir essa verdade, na Madeira espetacular, com estradas maravilhosas e túneis os mais diversos e bem como as suas cidades e povoados nos trazem um lirismo espetacular. Vivi na Madeira por vários dias, e em São Vicente do outro lado da ilha saboreei o “Peixe-Espada” e no Cabo Girão, tive o prazer de ver no mar as cores do arco-íris e na Madeira as suas plantações são verdadeiras obras de arte e beleza, como maravilhosos jardins.

São 4 ilhas, duas não habitadas e têm os nomes de “Desertas e Selvagens”, ao passo que, a primeira ilha, descoberta em 1418, foi a de Porto Santo com 12 quilômetros de comprimento por 7 de largura e tem as maravilhosas praias, tão requisitadas pelos madeirenses e pelos visitantes.

A Ilha da Madeira tem 741 quilômetros quadrados e possui uma população estimada em 240 mil habitantes e distante da costa africana em torno de 600 quilômetros, como também da costa portuguesa em 1.000 quilômetros de distância, por navio e por avião contendo belíssimo aeroporto e cais modernos.

Além do maravilhoso “FUNCHAL”, a capital do arquipélago, temos locais também imensamente maravilhosos, como: As piscinas naturais de Porto Moniz, o Pico do Arieiro, a Vila de Câmara de Lobos, a Ponta de São Lourenço, a descida de carro da serra em Funchal, o seu famoso vinho, as incríveis e famosas toalhas de renda. A Madeira tem os grandiosos grupos folclóricos, dando-nos um tom lindo da música folclórica da Madeira e principalmente o seu “Bailinho da Madeira”.

2)- AÇORES: O Arquipélago dos Açores, um conglomerado de ilhas é composto por nove ilhas com os seguintes nomes: São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Faial, Pico, Corvo e Flores, a de São Miguel é a maior delas com 746 quilômetros quadrados e a menor é a Ilha do Corvo, com 17 quilômetros quadrados. Os Açores somam hoje em torno de 250 mil habitantes.

A ilha mais próxima da costa portuguesa é a Ilha de Santa Maria com 1460 quilômetros de distância e a ilha mais distante é a de Flores, com 2.000 quilômetros de distância.

Como na Ilha da Madeira, também os Açores possuem imensas atrações, como também os conjuntos folclóricos que dançam e cantam suas canções e músicas que são dançadas e cantadas por eles há um ritmo açoriano e podemos visitar vários locais maravilhosos como: em São Miguel: Caldeira de Sete Cidades, o vulcão dos Capelinhos no Faial, o Morro do Pico, as fontes termais e fumarolas em Furnas São Miguel, a maravilhosa cidade de Angra do Heroísmo e outros tantos locais maravilhosos.

Tanto o Arquipélago da Madeira como o Arquipélago dos Açores, são joias preciosas do território português, eles possuem autonomia política, tem os seus governos próprios, mas, com orgulho fantástico fazem parte do território do nosso querido e eterno PORTUGAL.

 

Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend