Notas do Editor – 1ª quinzena de janeiro de 2023

**************

Portuguesa anuncia contratação de Pedro Bortoluzo para reforçar o ataque rubro-verde no Paulistão 2023

A Associação Portuguesa de Desportos através de seu Departamento de Futebol Profissional anuncia a contratação do atacante Pedro Bortoluzo, de 26 anos, para a disputa do Paulistão de 2023. Revelado nas categorias de base do São Paulo, Bortoluzo estava na temporada passada no futebol de Singapura, onde foi destaque local ao marcar 22 gols em 26 jogos disputados em 2022. O atleta, que já treina com o plantel lusitano, tem contrato até o final do Paulistão de 2023.
Bortoluzo tem em sua carreira os títulos de Aspirantes 2018, Copa do Brasil Sub-20 (2016), Libertadores Sub-20 (2016) e o Paulista da Série A2 2018. “Vestir a camisa pesada da Lusa é motivo de muita felicidade, pois vai agregar muito em minha carreira, e tenho a certeza que vamos fazer um bom Paulistão”, disse Bortoluzo.
A Lusa faz sua estreia no Paulistão A1 contra o Botafogo (SP), no Canindé, no dia 14 de janeiro, às 15h30. A rubro-verde integra o grupo D, ao lado de Palmeiras, Santo André e São Bernardo.

**************

TAP faz mega promoção neste início de ano

A TAP dá início a uma mega promoção com preços e ofertas irrecusáveis, a partir de 2 de janeiro. Voos de ida e volta saindo do Brasil para mais de 40 destinos europeus da companhia aérea, a partir de USD 450 em classe econômica e USD 1.700 em executiva, com todas as taxas já inclusas, para compras no site www.FlyTAP.com ou nas agências de viagens.
Atualmente, a TAP possui voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 11 cidades do Brasil (13 rotas) que a TAP conecta diretamente à Europa. Mais informações sobre esta campanha podem ser consultadas em:
https://www.flytap.com/pt_br/desconto-voos

**************

Mundo Lusíada no Podcast “Roda Roda Vira”

O novo Podcast “Roda Roda Vira” apresentado semanalmente (toda terça-feira) pela fadista Elyana Martins e o aveirense João Abrantes, vai receber no dia 10 de janeiro o editor do Mundo Lusíada Odair Sene. A ideia é um bate papo informal, descontraído para falar da publicação e assuntos relacionados a nossa comunidade portuguesa, Brasil-Portugal e o que aparecer de assunto. Na foto a equipe do podcast com o cheff Mauro Fernandes e o convidado da noite o Cônsul Geral de Portugal em S.Paulo Jorge Longa Marques.
Acompanhe os programas já feitos e este do dia 10 de janeiro pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/@rodarodavirapodcast

**************

Câmara Portuguesa estima cinco milhões de imigrantes portugueses no Brasil

Neste início de Janeiro a Câmara Portuguesa de São Paulo divulgou uma nota valorizando as relações entre Portugal e Brasil. “Pela relação histórica entre os países, a comunidade portuguesa no Brasil é grande e estabelecida. Estima-se que existam ao menos cinco milhões de imigrantes portugueses ou filhos e netos de portugueses no Brasil. De acordo com uma pesquisa sociológica de Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE, pelo menos 20 milhões de brasileiros afirmaram ter ancestralidade portuguesa.”
“Dessa forma, até hoje a cultura portuguesa é extremamente presente no Brasil, seja por meio das influências na arquitetura, especialmente os azulejos, na gastronomia, com diversos pratos inspirados na culinária portuguesa e no idioma, que apesar de ter se desenvolvido de maneiras diferentes nos dois países, ainda possui muitas semelhanças, permitindo a facilidade de comunicação entre portugueses e brasileiros.”
“Existem diversas comunidades e associações no Brasil em que portugueses e descendentes se reúnem para celebrar a cultura dos dois países, como a Casa de Portugal e a Associação Portuguesa de Desportos, além da presença de diversos clubes, grêmios e grupos folclóricos.
Nós da Câmara Portuguesa temos orgulho de fazer parte dessa vasta comunidade há 110 anos, incentivando as relações de negócios entre esses dois países irmãos.”

**************

Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul lembra do “Dia do Sanitarista”

02 de Janeiro é o Dia do Sanitarista! Um dia para celebrar e reconhecer o trabalho incrível que esses profissionais da saúde fazem todos os dias. O sanitarista é responsável por promover a saúde da população de forma geral, desenvolvendo estratégias de prevenção de doenças e avaliando os serviços de saúde existentes. Eles também atuam na gestão de programas e políticas públicas de saúde, podendo trabalhar em diferentes áreas como saúde ambiental, saúde do trabalhador e saúde mental. Agradecemos a todos os sanitaristas pelo trabalho fundamental que fazem pela saúde de todos nós! (Fonte: Benê SCS).

 

**************

Programa Hora Pois!
O novo programa “Hora Pois” vem acompanhando tudo o que rola na Comunidade Portuguesa do Brasil e do Mundo e mostra todas as quintas as 20 horas pelo site ‘tvdasartes.com’ e nas redes sociais. O programa é produzido pelo Alessandro Paranhos e Luca Pizzaro, com Cris Pinho.
Acesse pelo site www.tvdasartes.com
Acompanhe as novidades pela página Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100083155251176

**************

Há 10 Anos – Veja o que foi destaque no Mundo Lusíada há uma década

Na nossa primeira edição do ano de 2013 – edição n.315, o destaque foi para o presidente Aníbal Cavaco Silva, que mostrou “preocupações com questões sociais e econômicas” na sua mensagem de ano novo.

>> Alberto João Jardim admite voto contra de deputados eleitos pela Madeira à lei das finanças regionais.

>> Virada na Madeira teve quase vinte toneladas de
rojões ao custo de 618 mil euros

>> “Estado Laico não é Estado ateu” – ARTIGO Do jurista Dr. Ives Gandra Martins sobre a polêmica nas cédulas do Real com a expressão “Deus seja louvado”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: