Notas do editor – 1ª quinzena de dezembro

Greve nos serviços diplomáticos – Sindicato divulga “Carta Aberta”
Carta aberta aos Conselheiros das Comunidades Portuguesas

Lamentamos profundamente que os utentes não tenham a possibilidade de aceder aos serviços devido à greve geral dos trabalhadores dos Consulados, das Embaixadas e dos Centros Culturais do Instituto Camões no Estrangeiro.
Há cerca de uma década – 10 anos! – que não realizamos greve, por termos feito uma aposta no diálogo e querermos servir diligentemente a Diáspora portuguesa, sem prejudicar o acesso dos utentes aos serviços de que necessitam.
Porém, não podemos continuar a aceitar passivamente as miseráveis condições de trabalho a que somos sujeitos, pelo poder político, sob pena de se continuarem a agravar, em prejuízo não só dos trabalhadores, mas da qualidade do serviço prestado às Comunidades Portuguesas.
Neste momento, encontramo-nos sujeitos a remunerações que mal nos permitem sobreviver. A muitos de nós, não é garantida a reforma ou proteção na saúde. Continuamos a ser discriminados perante os demais trabalhadores da Administração Pública Portuguesa. E continuamos a ser explorados, a trabalhar em condições deploráveis, porque faltam mais trabalhadores para fazer face ao volume de trabalho que temos.
A única maneira que temos, neste momento, de nos fazermos ouvir, após termos recorrido a todos os meios possíveis para evitar este estado de coisas, é a greve.
Por isso, novamente, lamentamos o sucedido. Porém, para termos as condições que nos permitam servir adequadamente as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo inteiro, recorremos à greve.
Esperamos que entendam, que façam igualmente ouvir a vossa voz e que sejam responsabilizados os decisores políticos pelos transtornos e constrangimentos que esta greve vai provocar.

Lisboa, 2 de dezembro de 2022.
STCDE

************************

Festa de São Martinho reuniu comunidade na Casa Ilha da Madeira de São Paulo


No último dia 27 de novembro aconteceu mais uma animada “Festa de São Martinho” na Casa Ilha da Madeira de São Paulo, sempre com muita gente, muita animação e alegria. O evento de novembro “Festa de São Martinho” teve almoço especial com show musical com o cantor Roberto Gomes, teve apresentação dos Grupos Folclóricos Adulto, Infanto-juvenil e Morro de São Bento. Muita comida típica: Caldo Verde, Espetada, Bolo do Caco, Bolo de Mel, Bolinho de Bacalhau, Doces Típicos, enfim os quitutes sempre muito bem preparados pelo pessoal da cozinha. Parabéns à Casa, em especial ao presidente Manuel Dias Bettencourt. (imagens do Mirandinha Santos).

************************

Rodrigo Leal no “Tributo a Roberto Leal” na Casa de Portugal de SP


Por Ingrid Morais

Roberto Leal, o embaixador da cultura portuguesa no Brasil, foi homenageado no dia 19 de novembro na Casa de Portugal de São Paulo em um tributo pelos seus 50 anos de carreira com um belíssimo show de seu filho Rodrigo Leal e convidados.
A apresentação contou com a exibição de momentos importantes de sua trajetória artística: capas de álbuns gravados e apresentações em programas televisivos, além de depoimentos de grandes nomes da música brasileira como Daniel, Joana, Elba Ramalho, Martinho da Vila, dentre outros.
Com a casa cheia, o público pôde experienciar o melhor da culinária portuguesa que ficou a cargo do tradicional restaurante “O Marquês Buffet”, do Chef Mauro Fernandes, irmão de Roberto Leal.
Um evento que ficará na memória de todos que estiveram presentes, principalmente pelo registro das músicas e das tradições lusitanas.

************************

Casa da Madeira de Santos promove a Festa do Imigrante

A Casa da Madeira de Santos realizou no dia 19 de novembro a XXVIII Festa do Imigrante, reunindo associados, convidados e integrantes do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.
O evento, realizado na sede da entidade, localizada no bairro de Vila Mathias, teve como atração musical a Banda Canto Portugal, que apresentou em seu repertório vários clássicos da música lusitana.
Estiveram presentes à festa autoridades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, como o presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida Alves.
Para o presidente da Casa da Madeira de Santos, Roberto Faria, a festa foi o coroamento de um ano marcado pelo retorno em grande dos eventos organizados pela entidade: “Organizamos vários eventos, que lotaram nossa casa durante todo o ano”, afirmou.
O presidente Roberto Faria também reforçou o convite para que a comunidade acompanhe os jogos da Copa do Mundo nas entidades que estão empenhadas em mostrar as transmissões. No caso a Casa de Madeira vem recebendo tanto a torcida luso brasileira quanto a canarinho. Informações: (13) 3234-6183.

************************

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: