Guterres espera continuar cooperação com o Brasil após posse de presidente

Da Redação
Com agencias

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, disse que tomou nota da eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. As declarações foram feitas esta segunda-feira pelo porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric.

O porta-voz informou que o chefe da ONU disse que espera continuar a cooperação com o Brasil, quando o novo presidente tomar posse em 1º de janeiro.

Jair Bolsonaro, do partido PSL, foi eleito o 38º presidente da República no domingo após conquistar 55% dos votos no segundo turno.

A nota elogia as autoridades do Brasil pela realização ordenada das eleições legislativas, regionais e presidenciais e felicita o povo brasileiro pelo seu espírito democrático demonstrado em sua participação, divulgou a ONU.

Líderes mundiais cumprimentam presidente eleito no Brasil

Regime democrático

Em Portugal, também Pedro Santana Lopes, fundador do novo partido Aliança, escreveu ao Presidente eleito para o felicitar e manifestar a convicção de que “a alternância fortalecerá o regime democrático brasileiro”.

“Estou certo de que vossa excelência, cumprindo o que tão bem explicitou na noite da vitória eleitoral, saberá demonstrar que a alternância fortalecerá o regime democrático brasileiro e o Estado de direito que tão difíceis provas têm enfrentado”, escreve Santana Lopes na carta enviada a Bolsonaro, divulgada pela Lusa.

O antigo primeiro-ministro endereça “as maiores felicidades” a Jair Bolsonaro para a “magna função de presidir aos destinos desse magnífico país”.

“Faço votos que o povo brasileiro, sob a liderança de vossa excelência, encontre a nova rota de estabilidade, progresso e justiça”, escreve ainda Pedro Santana Lopes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: