Líderes mundiais cumprimentam presidente eleito no Brasil

Mundo Lusíada
Com EBC

Eleito na noite deste domingo para a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) fez uma segunda transmissão ao vivo no Facebook em que afirma ter recebido uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente eleito disse ter interesse em se aproximar do país norte-americano.

“O presidente dos Estados Unidos acabou de nos ligar. Nos desejou boa sorte. E obviamente foi um contato bastante amigável. Nós queremos sim nos aproximar de vários países do mundo sem o viés ideológico”, disse.


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, parabenizaram Bolsonaro por sua vitória. O russo enviou telegrama para Bolsonaro, enquanto o governo chinês se pronunciou por meio do representante da área internacional.

O presidente russo expressou “sua confiança no desenvolvimento de toda a gama de relações” entre os dois países, assim como na cooperação construtiva, no âmbito das Nações Unidas, do G20 [grupo das economias mais desenvolvidas], dos Brics [ Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] de outras estruturas multilaterais em interesse dos povos da Rússia e do Brasil”.

O governo da China também se manifestou sobre a confiança em aprofundar suas relações bilaterais e multilaterais, especialmente no que se refere ao Brics. “Esperamos que os dois países [China e Brasil] fortaleçam a cooperação dentro dos Brics e a cooperação multilateral, servindo ao interesse comum dos países em desenvolvimento e aos mercados emergentes”, ressaltou o porta-voz chinês.

O Presidente de Angola, João Lourenço, felicitou Bolsonaro pela vitória, manifestando o desejo de um “impulso” no aprofundamento das relações históricas bilaterais. Numa mensagem divulgada esta segunda-feira, João Lourenço mostra-se convicto de que os tradicionais laços de cooperação e amizade serão aprofundados durante o mandato do novo Presidente brasileiro, que toma posse a 01 de janeiro de 2019, “em prol do desenvolvimento e do progresso social dos povos do Brasil e de Angola”.

Entre os líderes europeus, além do governo português, o presidente Emmanuel Macron felicitou Bolsonaro e lembrou que França e Brasil têm uma parceria estratégica baseada em valores comuns de respeito e de promoção de princípios democráticos.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se manifestou pelo Twitter. “O povo brasileiro decidiu seu futuro para os próximos anos. Os desafios serão enormes. Brasil sempre contará com Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e justa, a esperança que há de iluminar as decisões de todo governante”, escreveu em sua postagem.

O vice-primeiro-ministro e ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, comemorou que, no Brasil, os cidadãos enviaram “a esquerda para casa”. “Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será ainda mais forte”, disse.

Também chefes de Estado de países latino-americanos se manifestaram pelas redes sociais cumprimentando o presidente eleito.

O presidente da Argentina, Maurício Macri, parabenizou Bolsonaro e defendeu a continuidade do trabalho entre as duas nações. “Desejo que trabalhemos em breve juntos para o relacionamento entre nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros”, escreveu no Twitter.

De forma institucional, o país vizinho também se manifestou, por meio ministério das Relações Exteriores da Argentina. O órgão lembrou que os “fortes laços” de amizade e cooperação fazem do Brasil um parceiro “estratégico indiscutível”.

“Essas eleições demonstram mais uma vez a força das instituições democráticas brasileiras. Renovamos nossa disposição de continuar trabalhando com o novo governo que surge da decisão do povo brasileiro para aprofundar os laços entre as duas nações”, declarou, por meio de nota à imprensa.

Sebastian Piñera, presidente chileno, também usou a rede social para convidar Jair Bolsonaro a ir ao Chile. Na mensagem, ele disse ter a certeza de que os países vizinhos vão trabalhar com “vontade, força e visão para o futuro” em prol dos “povos e da integração” dos dois países. “Felicito o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrática”, disse.

Empossado recentemente, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, parabenizou o povo brasileiro e o candidato eleito pelas eleições de hoje. “Queremos trabalhar juntos para democracias mais fortes na região, com instituições fortalecidas e sempre buscando a prosperidade de nossos povos”, escreveu.

Enrique Peña Nieto, presidente do México que deixará o cargo em dezembro, elogiou o processo eleitoral que culminou na vitória de Bolsonaro. “Em nome do povo e do Governo do México, parabenizo Jair Bolsonaro por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil, em uma jornada exemplar que reflete a força democrática daquele país”, disse.

Da Venezuela, o chanceler Jorge Arreaza divulgou comunicado em que o presidente Nicolás Maduro felicita o povo brasileiro pelo segundo turno das eleições presidenciais “no qual resultou eleito o candidato Jair Bolsonaro como presidente deste país sul-americano”.

A nota afirma ainda que o povo e o governo venezuelanos ratificam seu compromisso de continuar trabalhando “de mãos dados com o povo brasileiro na luta por um mundo mais justo, multicêntrico e pluripolar em que prevaleça a livre autodeterminação dos povos e a não ingerência nos assuntos internos”.

Mensagem do adversário

O candidato derrotado do PT, Fernando Haddad, desejou nesta manhã sorte ao presidente eleito. Nas redes sociais, o petista afirmou estar com o “coração leve” e que espera o “melhor de todos”. Ele se dirigiu ao adversário como “presidente”.

“Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós. Boa sorte”, afirmou Haddad, na sua conta no Twitter.

Ontem (28), após a confirmação da vitória de Bolsonaro, que obteve 55% dos votos contra 44% para Haddad, o candidato do PT agradeceu o apoio durante a campanha presidencial. “Lembrando o hino nacional: verás que um professor não foge à luta, nem teme quem adora a liberdade à própria morte”, disse o petista, referindo-se também à sua profissão que é de professor de ensino superior na Universidade de São Paulo (USP).

Aos eleitores, Haddad se dirigiu também com carinho. “Gostaria de agradecer os 45 milhões de eleitores que nos acompanharam. Uma parte expressiva da população que precisa ser respeitada.”

Mencionou ainda sua família e sua história pessoal. “Gostaria de agradecer meus antepassados que me ensinaram o valor da coragem e a defender a justiça a qualquer preço. Todos os demais valores dependem da coragem”, disse.

Jair Bolsonaro fez o seu primeiro discurso como presidente eleito, também por um vídeo na rede social. Segundo ele, os compromissos assumidos durante a campanha serão cumpridos. “Em assumindo, no ano que vem, seremos o presidente de todos. Eu vou buscar pacificar o nosso Brasil. Sem eles contra nós, nem nós contra eles. Nós temos como fazer política que atenda ao interesse de todos”, disse.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: