Jair Bolsonaro vence eleições no Brasil com mais de 55% dos votos

Brasileiros eleitores de Bolsonaro foram para as ruas para comemorar a vitória do candidato. Foto Agencia Brasil
[Atualizada às 10h30]

Da Redação
Com agencias

Os brasileiros elegeram com 55,13% dos votos, mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro o 38º presidente do Brasil. O candidato Fernando Haddad, do PT, obteve 44,87% dos votos com pouco mais de 47 milhões de votos.

Bolsonaro ganhou em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. O oponente, o candidato do PT, liderou em 11 estados na região nordeste.

A diferença entre os dois candidatos foi superior a 10,7 milhões de votos. As abstenções somaram 21,3% (31,3 milhões de votos). Votos brancos foram 2,14% (2,4 milhões de votos) e nulos, 7,43% (8,6 milhões de votos).

Após a apuração, o candidato fez uma declaração na porta de sua casa, ao lado de apoiadores, transmitida pela imprensa, defendendo um governo de corte de desperdícios, desburocratização, e de um governo democrático para todos os brasileiros. Ainda, defendeu as liberdades de empreender, política, religiosa, e descentralização de liberação de recursos para os municípios. Bolsonaro fez referência à política externa do país e disse que vai libertar o Itamaraty do que chamou de “viés de esquerda”.

“Não podíamos mais continuar flertando com o socialismo, o comunismo e o extremismo da esquerda. (…) O que eu mais quero, seguindo o ensinamento de Deus, ao lado da Constituição brasileira, inspirando-se em grandes líderes mundiais e com uma boa assessoria técnica e profissional, isenta de indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo, a partir do ano que vem, que possa colocar o Brasil em um lugar de destaque”, afirmou.

O candidato Jair Bolsonaro saiu de casa apenas para votar, logo nas primeiras horas da manhã. No retorno para casa, já em frente ao condomínio onde ele mora, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca, ele saiu do carro e cumprimentou apoiadores.

Ele exerceu o seu direito de voto na Escola Municipal Rosa da Fonseca, no Rio de Janeiro. O polêmico candidato foi escoltado sob segurança reforçada.

Antes dos resultados serem informados, centenas de apoiantes do candidato Bolsonaro já concentravam-se junto à sua casa, no Rio de Janeiro, em clima de festa, aguardando resultados oficiais.

Em Portugal, Bolsonaro também venceu em todas as 27 mesas de voto em Lisboa. O candidato do PSL conquistou 64,4% dos 6.948 votos válidos, segundo os resultados oficiais, contra 35% do candidato do PT.

Assim como em outros países, fotos distribuídas nas redes sociais de documentos afixados em locais de votação confirmam igualmente a ampla vitória de Bolsonaro no Japão e na Nova Zelândia, entre outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend