Destaques da Semana: Vlachodimos garante Benfica na final da Taça de Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taça de Portugal

Vlachodimos garante Benfica na final da Taça de Portugal

Famalicão e Benfica se enfrentaram na terça-feira (11/02) em Famalicão na partida de volta da Taça (partida de ida na Luz terminou com vitória encarnada por 3×2). O time da Luz começou melhor a partida e numa perda de bola no meio de campo dos anfitriões acabou por abrir o marcador aos 24 minutos. Com o resultado favorável, o Benfica se encolheu e abriu espaço durante todo o jogo para inúmeras oportunidades criadas pelos anfitriões, que porém só marcaram uma vez (aos 33 minutos do tempo final) graças aos milagres do goleiro Vlachodimos que impediu no mínimo quatro chances claras de gol. Com o empate o Benfica garantiu vaga na final.

Porto De Novo Na Final Da Taça

Mesmo empatando em Viseu na partida de ida, o Porto se impôs no jogo de volta na terça-feira (11/02) no Dragão vencendo sem dificuldades o Acadêmico por 3×0 (Alex Teles aos 19 do 1° tempo; Zé Luis aos 19 e Sérgio Oliveira aos 27, ambos na etapa final) e garantindo vaga na finalíssima contra o Benfica que ocorrerá no Jamor a 24 de maio.

Será a 37° presença na final da disputa pelo Benfica contra 31 presenças do Porto, que aliás não a vencem desde 2011. Já os encarnados venceram a última Taça em 2017 quando bateram o V.Guimarães na decisão. O último confronto entre Benfica e Porto numa decisão de Taça de Portugal aconteceu na temporada 2003/2004 quando o time da Luz bateu os dragões na prorrogação por 2×1 após empate em 1 gol no tempo normal, com um gol de Simão Sabrosa. Camacho era o técnico do Benfica e Mourinho o técnico do Porto.

Taças Europeias

Os jogos de ida dos dezeseisavos de final da Liga Europa acontecerão na próxima quinta-feira, dia 20/02, marcando os seguintes confrontos das equipes portuguesas:

Sporting x Basaksehir

Bayern Leverkusen x Porto

Glasgow Rangers x Braga

Shakhtar x Benfica

Superliga Portuguesa De Futebol

A 21° jornada teve inicio nessa sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta (14/02)

V.Setúbal 1×2 Gil Vicente (20:30h)

Sábado (15/02)

Portimonense 1×1 Moreirense (15:30h)

S.Clara 1×0 Tondela (15:30h)

Benfica 0x1 Braga (18:00h) –  partida amplamente dominada pelos donos da casa no 1º tempo, onde acabaram por sofrer o gol solitario que lhes causou a 2ª derrota consecutiva no campeonato e a 1ª vitoria bracarense na Luz após mais de 60 anos. Na etapa final, embora ainda com ligeiro domínio encarnado, o Braga equilibrou as forças.

Rio Ave 1×1 Sporting (20:30h)

Domingo (16/02)

Marítimo 3×0 Paços de Ferreira (15:00h)

Boavista 1×2 Belenenses (15:00h)

V.Guimarães 1×2 Porto (17:30h) – vitoria portista marcada pelos atos de racismo contra o jogador Marega, que por sua vez desde o aquecimento respondeu as provocações da torcida adversária, inclusive com o dedo do meio em riste ao comemorar o 2º gol dos dragões assinalado por ele mesmo.

Famalicão 1×1 Aves (20:00h)

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Gabriel, zagueiro do Benfica, está afastado pelo departamento médico encarnado por tempo indeterminado por ter desenvolvido uma paresia do VI par de nervos craniano do lado esquerdo e que como consequência impede a ação do músculo reto lateral do olho do referido lado, não permitindo a movimentação dele para fora e causando visão dupla com o olho desviando para dentro quando tenta olhar em linha reta. Não há previsão do tempo de recuperação e a causa neste caso do jogador é idiopática (ou seja, não definida).

Mesmo com o empréstimo já consumado do atacante colombiano Yone Gonzalez para o Corinthians, o presidente do clube paulista garante que a transação do Pedrinho para o time da Luz ainda não recebeu o aval final de Luis Filipe Vieira, que não ficou contente com as atuações do jogador no torneio pré-olímpico e muito menos na partida desta semana que ditou a eliminação dos corintianos da Libertadores da América com grande contribuição para isso do jogador que levou dois amarelos em menos de meia hora acabando por ser expulso de campo.

Sporting

A mesa da Assembleia do Sporting indeferiu por unanimidade o pedido de Assembleia Geral destitutiva dos órgãos sociais do clube, alegando uma série de irregularidades no pedido, principalmente no recolhimento das assinaturas.

Braga

A equipe de futebol de areia do Braga conquistou nesse domingo, na Russia,. o inédito bicampeonato mundial interclubes da categoria ao golear o Spartak de Moscou por 8×3. Alem da conquista, a equipe da cidade dos bispos também teve eleitos o seu goleiro Padilha como o melhor da disputa, e o seu jogador Filipe Silva como o melhor do mundial.

Seleção Portuguesa

Embora ainda não confirmado oficialmente, a Seleção Portuguesa deverá participar, em final de março, de um torneio de seleções no Qatar, patrocinado pela Qatar Airways, e que contará também com a Bélgica, Croácia e Suíça.

Portugueses no Exterior

A imprensa espanhola afirmou essa semana que Trincão foi para o Barcelona por 31 milhões de euros, mas que 30% ficaram para Jorge Mendes a nível de comissão, ou seja, 9,3 milhões sobrando para os bracarenses 21,7 milhões.

Mais dois títulos para Jorge Jesus, desta feita na decisão da Taça Guanabara conquistada nesse meio de semana pelo Flamengo ao bater o Fluminense por 3×2 (e com isso ganhar vaga na decisão do campeonato estadual); e na decisão da Supertaça do Brasil vencendo nesse domingo o Atletico Paranaense em Brasilia por 3×0.

Duraram 59 dias a passagem do técnico português Augusto Inácio no futebol brasileiro a serviço do Avaí de Santa Catarina. Inácio foi demitido nessa sexta-feira após a eliminação da Copa do Brasil de forma precoce. Ao todo Inácio dirigiu a equipe brasileira por 7 vezes, vencendo apenas 2, empatando 1 e perdendo 4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend