Apesar de vitória, técnico quer mais alegria no jogo de Portugal

Da Redação

Portugal prolongou o desempenho histórico na qualificação para o Europeu, ao vencer por 2-0 o Liechtenstein, esta quinta-feira, em Vaduz. Foi o nono triunfo consecutivo da Equipe das Quinas em nove jornadas disputadas, com 32 gols marcados e a apenas dois sofridos.

O treinador Roberto Martinez porém cobrou mais alegria. “Eu acho que mais alegria no nosso jogo, não era algo tático ou técnico. A atitude foi muito boa desde o primeiro minuto, mas ficámos frustrados e perdemos tempo. Ficámos afetados, o que é normal, e mudámos a mentalidade na segunda parte. Mostrámos os conceitos e tivemos uma atitude durante os 90 minutos muito positiva. Depois tivemos as estreias, mantivemos a baliza a zeros e isso é sempre importante. José Sá teve um momento-chave e há muitas notas positivas.”

Com a presença já assegurada na fase final de 2024, os comandados de Roberto Martinez dominaram a primeira parte, mas produziram poucos lances de perigo nessa fase. Só na segunda parte é que a armada lusa descobriu o caminho para a baliza do Liechtenstein.

Foi à segunda tentativa que Cristiano Ronaldo apareceu isolada na cara do goleiro Büchel, a disparar para o fundo da baliza. Corria o minuto 46 quando o capitão da Seleção Nacional apontou o seu 10.º gol na qualificação, igualando o belga Lukaku na lista dos melhores marcadores.

Aos 57 minutos, depois de uma saída em falso do guarda-redes do Liechtenstein, João Cancelo ganhou a jogada e, com o pé esquerdo, rematou com êxito, garantindo assim o segundo gol de Portugal e o décima da sua contagem na Seleção, em 49 internacionalizações.

“É importante para nós sermos taticamente flexíveis e haver confusão. Num estágio internacional, são precisos dois dias para experimentar e acho que João Félix é um jogador excepcional por dentro, mas hoje queria ver se podíamos dar largura à nossa estrutura ao colocá-lo numa posição diferente. Depois, acho que os avançados mostraram uma intenção de ajudar e ser solidários, o que é importante. Precisamos de ensaios e de que os jogadores aprendam muito rápido os conceitos” disse Martinez.

Estreia de José Sá e Toti Gomes no onze titular
O encontro desta quinta-feira ficou marcado pela estreia de José Sá e Toti Gomes no onze titular de Portugal.

Seis anos depois da primeira convocatória, o guarda-redes somou, aos 30 anos, alinhou pela primeira vez de inicio. Já Toti Gomes, de 24 anos, garante o lugar na equipe inicial seis meses depois da primeira chamada à Seleção A.

“É um orgulho enorme, para mim e para a minha família, representar Seleção Nacional. Estou muito feliz. Senti confiança da parte do mister [Martinez] desde o primeiro dia. Ele deposita muita confiança em mim. Todos os que estão aqui sonham representar a seleção no Euro. É continuar a trabalhar até lá” declarou Toti.

Também falou o internacional português José Sá em discurso direto: “Foi uma noite inesquecível, ainda está a ser. É uma noite incrível que vou levar para a minha vida. A vitória deixa-nos obviamente felizes e agora queremos o pleno, com mais três pontos no próximo jogo [frente à Islândia].”

Desde que iniciou funções na equipa técnica de Portugal, Roberto Martínez atribuiu a titularidade a 24 jogadores. A saber: Diogo Costa, Rui Patrício, António Silva, Danilo, Rúben Dias, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Rúben Neves, João Palhinha, Bernardo Silva, Nuno Mendes, Raphael Guerreiro, Bruno Fernandes, João Félix, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo, Vitinha, Nelson Semedo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos, Otávio, José Sá e Toti Gomes.

Primeira internacionalização A para João Mário
O lateral João Mário também esteve em evidência na partida, ao vestir, pela primeira vez, a camisa principal de Portugal num jogo oficial.

Lançado na reta final do jogo, o jogador do FC Porto tornou-se na quinta estreia da era Roberto Martínez, depois Gonçaço Inácio (23.03.2023), João Neves (16.10.2023), e José Sá e Toti Gomes (16.11.2023).

Islândia é o adversário que se segue
No próximo domingo, no Estádio de Alvalade, Portugal vai receber a Islândia e fechar a fase de apuramento para o próximo Europeu. O jogo está marcado para as 19h45 (em Lisboa) e passa em direto na RTP1. Com informações da FPF

 

Deixe uma resposta