Projetos portugueses inovadores foram distinguidos por Bruxelas

Da Redação
Com Lusa

Quatro projetos portugueses foram distinguidos pela Comissão Europeia no âmbito do Instrumento PME, integrando um total de 283 projetos inovadores apoiados ao abrigo do projeto-piloto do Conselho Europeu de Inovação (CEI).

O Vectrack, do qual é parceiro o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que desenvolveu um sistema de observação terrestre de doenças vetoriais, vai receber 1,5 milhões de euros relativos ao Processo Acelerado para a Inovação.

Inseridos na Fase 1 do Instrumento PME, que distribuiu bolsas de 50 mil euros, estão o Loqr, de Braga, ‘autor’ de um sistema seguro de identificação digital, o ClarifyLupus, da Clarify Analytical, de Évora, que desenvolveu um teste que permite diagnosticar a doença do lúpus numa fase inicial.

Ainda, o Spartwise, da empresa Spartax Chemicals, de Ramada, responsável pelo desenvolvimento de uma produção em larga escala da substância esparteína.

“Até hoje, já apoiamos, no CEI, 1.276 projetos, financiados em mais de 730 milhões de euros. Este é um apoio muito importante para os europeus que continuam a apostar na inovação. E os quatro projetos portugueses agora premiados em Portugal são provas de que, quando apostam na inovação, os portugueses conseguem ser exemplos de excelência neste domínio”, enalteceu Carlos Moedas

Moedas é o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo programa Horizonte 2020 que financia o Instrumento PME.

Na Fase 1 do Instrumento PME, cada projeto recebe 50 mil euros para esboçar um plano de negócio. Já no Processo Acelerado para a Inovação, os projetos recebem cerca de 2 milhões de euros para tecnologias inovadoras, conceitos e modelos de negócio próximos do mercado.

Até 2020, o projeto-piloto do CEI vai distribuir 2,7 mil milhões de euros a inovações revolucionárias, sob alçada do Horizonte 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend