Autora brasileira recebe prêmio em Lisboa

Por Ígor Lopes
Mundo Lusíada

A escritora brasileira Andréa del Fuego (C), vencedora do Prêmio Literário José Saramago com o romance “Os Malaquias”, ladeada pela presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio (D) e pela escritora Nélida Piñon (E), na sede do Grupo BertrandCírculo, em Lisboa, 25 de outubro 2011. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

 

A escritora brasileira Andréa Del Fuego, 36 anos, recebeu, no dia 25 de outubro, em Lisboa, o Prêmio Literário José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores, pela obra “Os Malaquias”. O prêmio é considerado um dos mais importantes no âmbito da lusofonia, sendo entregue a autores com obra publicada em português. Através dessa distinção, a autora recebeu a quantia de 25 mil Euros.

Andréa Del Fuego nasceu em São Paulo em 1975. É formada em publicidade, fez produção de cinema e realizou dois curtas-metragens. Colaborou em várias revistas e iniciou-se na escrita com o livro “Minto enquanto posso”, em 2004. Logo após, vieram “Nego Tudo”, em 2005, “Engano seu”, 2007, e “Nego fogo”, 2009. Em paralelo experimentou o juvenil com “Quase caio”, 2008, “Sociedade da Caveira de Cristal”, 2008, entre outros.

Andréa foi incluída em diversas antologias de contos, como “30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” e “Os cem menores contos brasileiros do século”. A escritora foi distinguida este ano também com o Prêmio São Paulo de Literatura.

Distinção reconhecida

A Fundação Círculo de Leitores foi criada em 1995 com o intuito de divulgar a cultura escrita e a literatura portuguesa, contribuindo para o fomento dos hábitos de leitura e promoção da língua portuguesa.

Além do apoio à edição de grandes obras e da publicação da revista “LER”, a fundação criou ainda as Olimpíadas da Leitura, percussoras do conceito do Plano Nacional de Leitura em Portugal, e o Grande Torneio das Letras, em parceria com o jornal lisboeta Diário de Notícias. Em 1999, teve início a atribuição da primeira grande distinção literária, batizada de Prêmio Literário José Saramago.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: