Dia de Portugal é promovido por diferentes capitais lusófonas

Mundo Lusíada

Comemorações do Dia de Portugal na cidade de Santos, São Paulo, em 2011. Foto/Arquivo: Ronaldo Andrade

10 Junho é o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. Comemorado pelos portugueses em diversos países do mundo, a data reúne a comunidade na comemoração mais simbólica destes emigrantes.

Muitos são os eventos ocorridos no Brasil. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário participou das festas do Dia de Portugal, em Belém (Pará), em Manaus (Amazonas) e em São Luís (Maranhão). Também fez visitas a Brasília, onde se encontrou com o embaixador português no Brasil.

Segundo a Câmara Brasil Portugal no Ceará, a data foi comemorada por cerca de 500 pessoas, entre portugueses e amigos da Comunidade no dia 1º. As homenagens foram o mote da noite, incluindo a entrega do Troféu Martim Soares Moreno, contemplando o empresário luso-brasileiro Ivens Dias Branco e o português João Alfredo Donas de Sá Pessoa.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, também foi homenageado com um troféu cedido pela Academia do Bacalhau, a “Jangada do Ceará”. Cesário agradeceu o tributo e referiu-se à importância da data lembrando os portugueses que emigraram para outros países, além de parabenizar a comunidade portuguesa em Fortaleza e manifestar apoio aos organizadores da festa. O vice-cônsul Francisco Brandão esteve presente e discursou durante o evento, engrandecendo o nome de Portugal, de Camões e dos portugueses. A festa contou, ainda, com apresentação do grupo folclórico Tradições Luso-Brasileiras, da Beneficente Portuguesa, e um show de música portuguesa.

No Rio de Janeiro, o Consulado-Geral de Portugal em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria carioca promove coquetel no Palácio São Clemente. E demais cidades fazem sua programação.

Abaixo, listamos apenas algumas comunidades em diferentes países que promovem o Dia de Portugal neste ano:

São Paulo
Em São Paulo, as comemorações começam na Escola Portuguesa de Santos com o tema “Música, Criança e Alegria”. Apresentação de canções Portuguesas Folclóricas e Contemporêneas – coreografadas pelas crianças – numa instituição mantido por portugueses na região.
Em Cubatão, acontece também dia 6 o aniversário da Fundação Associação Luso Brasileira no Centro Cultural de Cubatão.
Dia 9 Junho a Associação Luso Brasileira de Cubatão promove O Dia de Portugal com manifestações culturais e hasteamento das bandeiras do Brasil, Portugal e de Cubatão. Na mesma noite acontece Baile da Associação Luso Brasileira de Cubatão.
Em 10 Junho, o ato Cívico no Clube Portugues de São Paulo dá início ao dia festivo. A noite, a fadista Cristina Branco se apresenta no salão de festas da Casa de Portugal no evento que promete ser o ponto alto das festividades alusivas a essa data organizadas pelo Conselho das Comunidades Portuguesas do Estado de São Paulo e pela Casa de Portugal.
Em Santos, na mesma noite de 10 de Junho, o Consulado Honorário de Portugal em Santos e o Centro Cultural Português promovem solenidade com palestra do Dr. Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.
Dia 11 será seguido com sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, e coquetel no Consulado Geral de Portugal em São Paulo dia 12.
No ABC Paulista, a Sessão Solene em Homenagem a Comunidade Portuguesa acontece dia 14 no Plenário Teatro Cacilda Becker. Dia 15, o Elos Clube de São Vicente realiza palestra sobre sobre o Humanismo Lusíada, e Princípios Elistas em sua sede.
Em Santos, dia 17 Junho a Comunidade Portuguesa da Baixada Santista promove a 3ª edição do evento Dia de Portugal com apresentação de diversos grupos folclóricos.

Xangai
Os portugueses residentes em Xangai vão comemorar o Dia de Portugal no dia de Santo António (13 de junho), com a presença do secretário de Estado das Comunidades, e servirá também como “uma apresentação de produtos portugueses” disponíveis naquela grande metrópole chinesa, nomeadamente vinhos, cervejas, sucos, azeite e até chocolates, segundo o cônsul-geral de Portugal em Xangai, Joaquim Moreira de Lemos.
Considerada a “capital económica da China”, Xangai é igualmente a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes. Cerca de 450 pessoas estão registados no Consulado-geral de Portugal em Xangai, no que constitui a maior comunidade portuguesa estabelecida no continente chinês.

Cabo Verde
A comunidade portuguesa residente na Cidade da Praia festejou antecipadamente, dia 02, o Dia de Portugal com o tradicional PORFesta, com gastronomia, animação cultural e divulgação empresarial.
Fonte da embaixada de Portugal na Cidade da Praia disse à agência Lusa que a antecipação deve-se a ausência do chefe da missão diplomática portuguesa, Bernardo Lucena, que estará, em 10 de junho, a acompanhar a visita oficial a Lisboa do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. O “Há Festa na Praça”, cuja entrada no recinto custa 1.500 escudos (13,60 euros), será “repetido” em 09 de junho no Mindelo, na ilha de São Vicente.
Animação recreativa e cultural, gastronomia e divulgação empresarial conjugam-se para proporcionar o convívio entre portugueses e cabo-verdianos, tal como nas edições anteriores, acrescentou a mesma fonte.
A noite, atuação do grupo “Rastolhice”, de Serpa (interior alentejano de Portugal), que apresenta um espetáculo centrado em temas tradicionais e populares. Mas o ponto alto é a gastronomia, com vários restaurantes da Cidade da Praia presentes na praça e os tradicionais petiscos, como sardinha assada, bacalhau, leitão, porco no espeto e churrascos variados, acompanhados de vinhos portugueses.
Várias empresas, com capitais portugueses dos diversos setores da atividade econômica de Cabo Verde, estão presentes no evento, sendo parceiras da iniciativa.

Moçambique
A comunidade portuguesa residente em Maputo vai assinalar a próxima presidência moçambicana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nas comemorações do 10 de Junho, segundo a cônsul de Portugal, Graça Gonçalves Pereira.
Nas festividades do Dia de Portugal, o consulado geral de Portugal entendeu incluir “uma dimensão CPLP”, convidando as comunidades residentes dos seus países, em Maputo, a dar “boas vindas àquela próxima presidência (rotativa) de Moçambique”, que assumirá a partir de julho, disse a cônsul.
No próximo domingo, durante nove horas, a Escola Portuguesa de Maputo vai acolher uma feira de gastronomia, sessões de jogos e poesias dos oito Estados-membros da CPLP, além de uma exposição sobre o escritor português José Saramago.
“Nas atividades de palco, estará a nossa história secular numa dança medieval portuguesa, o fado, patrimônio mundial da Humanidade, dançado numa coreografia belíssima”, exemplificou Graça Gonçalves Pereira.
Haverá igualmente uma exposição, onde estarão presentes, pelo menos, 65 empresas portuguesas ou com capital português, que pretendem “refletir a polivalência da presença portuguesa” em Moçambique, “num ano que tem sido difícil” para Portugal, disse a cônsul.
A elevada presença de empresas portuguesas nas comemorações do 10 de Junho visa “demonstrar a capacidade secular de ultrapassar dificuldades, com os olhos postos no futuro, de novo procurando os horizontes da internacionalização num mundo cada vez mais global”, disse Graça Gonçalves Pereira.
Também haverá um espaço institucional, que servirá de espaço de partilha das atividades entre as instituições apoiadas pelo consulado geral de Portugal no âmbito da sua responsabilidade social.

 

LEIA MAIS >> Depois do Brasil, secretário de Estado das Comunidades participa do Dia de Portugal na China

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: