Depois do Brasil, secretário de Estado das Comunidades participa do Dia de Portugal na China

Mundo Lusíada
Com Lusa

Foto/Arquivo: O Secretário de Estado das Comunidades Portugueses, José Cesário, em recente visita a Santos, São Paulo.

 

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades que foram antecipadas nas cidades de Fortaleza, Manaus e São Luis para a conveniência do Secretário de Estado José Cesário que no dia exato do evento, 10 de Junho, pretende estar em Macau.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas participou das festas do Dia de Portugal, em Belém (Pará), em Manaus (Amazonas) eem São Luís(Maranhão). Também fez visitas a Brasília, onde se encontrou com o embaixador português no Brasil.

Em Fortaleza, além de lançar os novos equipamentos digitais, a presença do responsável marcou a abertura do vice-consulado português na cidade, que já está a funcionar. José Cesário também tem previstos encontros com associações locais, beneficências e empresários. E afirmou que está a acompanhar “com bastante atenção” os novos migrantes portugueses que chegam ao Brasil, na maioria jovens e qualificados.

“Temos consciência do fato que muitas empresas e muitos portugueses chegam ao Brasil sem saber sobre a realidade do país. Temos, em Portugal, uma campanha de sensibilização e informação para quem quer migrar, para indicar que não emigrem sem conhecer o país e sem estar em vias de conseguir um trabalho”, disse à Lusa.

Em 02 de junho, a fadista Ana Moura se apresentou em Belém do Pará nas comemorações antecipadas na presença do governante português.

O Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, chega dia 08 de junho a Macau para presidir às comemorações locais do 10 de Junho, numa viagem que terá visitas ainda a Hong Kong e Xangai.

O programa oficial de José Cesário começa no sábado com uma visita à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Macau (APOMAC), onde se encontra com o presidente Francisco Manhão, seguindo-se uma visita à Associação dos Trabalhadores da Função Pública para um encontro com José Pereira Coutinho, deputado e conselheiro das comunidades portuguesas.

O almoço de sábado está reservado para o Palácio de Santa Sancha, a residência oficial do chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, que recebe a comitiva portuguesa.

O dia de José Cesário termina com a participação na missa por Portugal celebrada pelo bispo D. José Lai na Sé Catedral de Macau e com um jantar com os conselheiros locais das Comunidades Portuguesas, nomeadamente José Pereira Coutinho e Fernando Gomes, presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades.

No dia 10 de junho, José Cesário preside às celebrações da efeméride portuguesa que têm início com o hastear da bandeira nacional no Consulado de Portugal, seguindo-se a abertura da exposição “A Geração de 500” da pintora Isabel Nunes, patente no edifício da representação consular e a romagem à gruta de Camões no jardim com o mesmo nome e onde alunos da Escola Portuguesa e de uma Escola Luso-Chinesa vão entoar um soneto do poeta português.

Em Hong Kong, Cesário visita o consulado honorário de Portugal, que tem o empresário Ambrose So como representante honorário de Portugal e o Clube Lusitano, o mais antigo da ex-colônia britânica.

Dia 12 de junho, o governante português parte para Xangai, onde será recebido por um dirigente do município da “capital econômica” da China antes de, em 13 de junho, ter encontros com empresários locais e com a comunidade portuguesa com quem assinalará também o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: