Nos 39 anos de Arouca SP Clube, presidente da Câmara elogia arouquenses

Solenidade oficial da Câmara Municipal marca os 39 anos do Arouca.

Por Odair Sene

O Arouca São Paulo Clube realizou no dia 08 de março (Dia da Mulher e o exato dia da fundação) sua tradicional Sessão Solene comemorativa de aniversário em sua sede, para comemoração de 39 anos de existência, quando contou com a presença de arouquenses, da Comunidade em geral, de autoridades do Brasil e de Portugal.
A Sessão Solene, com apresentação protocolar da Fabíola Vaz, teve caráter “oficial” realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, com propositura do vereador Toninho Paiva, sempre atendendo aos anseios das comunidades de várias partes de São Paulo.
Após a formação da mesa, os Hinos de Portugal e do Brasil foram executados pela Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
O presidente José Pinho falou basicamente para agradecer aos presentes e logo depois falou o orador José Cesário, com destaque para uma observação importante, quando disse que no Brasil cerca de 30% da população tem origem portuguesa, pelas estimativas de emigração em números elevados, cerca de 60 a 70 milhões de pessoas no país são de descendência portuguesa.
Depois quem falou foi a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, pela primeira vez no Brasil cumprindo uma agenda oficial da Câmara, aproveitando para valorizar muito as riquezas arouquenses, seja em Arouca seja nas comunidades. “A nossa maior riqueza, nosso maior patrimônio e o maior orgulho são as pessoas, são as nossas gentes, seja em Arouca, na França, na Suíça em Luxemburgo, ou no Brasil e em outros lugares, nas comunidades, são vocês que fazem de Arouca o Arouca grande”, disse.
O presidente José Pinho fez um discurso no qual disse estar “cansado” para tomar conta de uma obra tão grande quanto essa do Clube que dirige. Ele disse que espera poder contar com pessoas mais jovens para continuar o legado deixado por antecessores. “É minha ideia e o que eu espero para o Arouca”, disse agradecendo o empenho do vice Artur Andrade Pinto e vários outros, como o Sr. Armando por exemplo, que faz de tudo no clube.
O vereador Toninho Paiva também falou na condição de presidente da Sessão, e valorizou a relação “bastante estreita” dele com os arouquenses, mas com a comunidade portuguesa no modo geral. Ele parabenizou o clube aniversariante e cobrou mais atenção da imprensa brasileira por datas importantes que a comunidade portuguesa tem promovido, como é o caso do 22 de abril por exemplo, que a imprensa brasileira não deu qualquer destaque ano passado.
Como é tradicional nas solenidades de aniversário do Arouca, muitas pessoas foram homenageadas. Todas com efetiva ligação com a instituição, especialmente pessoas que colaboram de alguma forma. Depois das homenagens, se procedeu o encerramento da Sessão Solene e se deu início a um coquetel para confraternização dos que ali compareceram.

Margarida Belém: muitos elogios aos arouquenses de SP
Ao Mundo Lusíada a presidente da Câmara arouquense, Margarida Belém, fez um balanço de sua visita aos patrícios de São Paulo em sua primeira saída oficial: “é um orgulho enorme presenciar a riqueza a dimensão disso tudo, e acima de tudo um orgulho ver a forma que preservam o que temos de mais rico e original, que é a nossa cultura, a nossa tradição. Eu tenho acompanhado nesses últimos dias em visitas aos empreendimentos que eles construíram com muito trabalho, um patrimônio imenso apesar de estarem todos muito bem instalados em São Paulo, é impressionante perceber que o Arouca continua muito forte nos seus corações”, disse.
Margarida Belém elogiou a forma como os arouquenses promovem sua terra-natal, a cultura e suas tradições, “é isso que dá vida e energia a eles e por isso é uma satisfação estar presente”, comentou dizendo que pôde notar uma forte presença arouquense para além dos 328 km quadrados do Arouca de Portugal, referindo ainda a tradição de festas populares como “Senhora da Mó” e “Santa Ma- falda”. Ao final a chefe da Câmara disse que lá são todos bem vindos, “até porque, são potenciais investidores na terra natal”, como são muitos residentes em São Paulo.

Almoço no domingo teve casa cheia
Diferentemente da solenidade realizada na quinta feira a noite, no domingo o Arouca recebeu um público bastante grande, teve casa cheia, teve a missa solene comemorativa de aniversário, teve a famosa bacalhoada, apresentação folclórica e até o “parabéns” especial de 39 anos.
Durante o almoço o presidente José Pinho agradeceu a todos pela presença, e fez vários agradecimentos a pessoas, e patrocinares da entidade. Senhoras foram chamadas ao palco pela Fabíola Vaz: Natália Paiva, Nilde Cardoso, a Creusa, por conta do Dia da Mulher, foram feitas homenagens com entregas de mimos e flores. Especialmente para a visitante ilustre, Sra. Margarida Belém que recebeu uma edição de uma publicação feita pelo departamento feminino da entidade, que terá renda revertida para entidades filantrópicas.
Ao Mundo Lusíada o presidente José Pinho dos Santos falou que a casa encheu no domingo e foi muito bom o público presente – não foi bom na quinta-feira, talvez por conta do problema do grande incidente da febre amarela, mas que no domingo “ficou bonito”. Segundo ele, a data ficou bem comemorada: “está dentro dos padrões do Arouca e o Arouca merece”, referiu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: