José Cesário diz que 30% da população do Brasil tem origem portuguesa

Mundo Lusíada

O Deputado da Assembléia da Republica, José Cesário, que tratou muito de perto de assuntos das comunidades espalhadas pelo mundo, não só na condição de deputado mas também como secretário de Estado, disse na última quinta feira (08) durante solenidade nas dependências do Arouca São Paulo Clube, que, no Brasil, pelas estimativas de emigração em números elevados, cerca de 60 a 70 milhões de pessoas tem origem portuguesa.

José Cesário falava numa solenidade na qual ele foi “orador oficial” convidado pela instituição que estava comemorando 39 anos de fundação.

O ex-secretário de Estado elogiou a capacidade de realização não só dos arouquenses, mas do português que ganhou a vida no Brasil e que foi ao longo dos anos determinantes para o crescimento e desenvolvimento do país.

A vinda de portugueses para o país irmão, segundo ele, representa hoje 30% da população. “Eu repito o que disse, entre 1890 e 1930 mais de um milhão de portugueses vieram de lá para cá, de Portugal para o Brasil, e nós sabemos perfeitamente que, quem emigrou para o Brasil, raramente regressou para Portugal, eu mesmo tenho na família e amigos, inúmeros casos. Ora se nós fizermos as contas, e isso não é difícil de fazer, sabendo que a gerações se renovam há cada 20 anos mais ou menos e cada português dá origem mais ou menos a mais dois, e cada um desses outros dois e vai por aí afora, não é difícil chegar à conclusão que chega a um terço a população com origem portuguesa”, garantiu ele.

O deputado ainda aproveitou o momento para observar que, diferentemente da grande maioria de países, no Brasil os Hinos Nacionais, tanto do Brasil quanto de Portugal, são acompanhados com o mesmo orgulho e respeito.

“Esse aspecto tem a ver com o fato de eu estar presente nos vários países e acompanho várias comunidades portuguesas e aqui vemos uma comunidade irmã da comunidade brasileira, é uma comunidade totalmente integrada, e tanto o português quanto o brasileiro cantam os dois hinos com o mesmo orgulho, com o mesmo respeito e essa é uma demonstração da total igualdade desses cidadãos que são, tanto portugueses quanto brasileiros”.

José Cesário disse que muitos portugueses vieram para o Brasil no princípio do século 19, século 20. “Depois de 1920 vieram quase 300 mil cá para o Brasil e eles construíram aqui além das suas coisas pessoais grandes empresas, construíram patrimônios como este do Arouca por exemplo, e estão totalmente integrados como vários exemplos de instituições e da presença de entidades como Gabinetes de Leitura, clubes, associações, as Beneficências, as Misericórdias, que são mais antigas ainda, todas fundadas por portugueses e esse patrimônio é um patrimônio de Portugal no Brasil, que junta Portugueses e brasileiros e são admiráveis exemplos que nós encontramos. Temos em outros países também, milhões de pessoas de origem portuguesa, mas a língua não é a mesma e aqui no Brasil é a mesma língua, é essa é a grande diferença dessa comunidade que está totalmente ambientado no Brasil”, disse Cesário em entrevista exclusiva para o Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend