33 anos de fundação comemorados no Arouca SP Clube

Aniversário de fundação de 33 anos do Arouca encerra gestão do Artur Andrade Pinto, e contou como orador o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Antonio Vieira, da comitiva do Rio de Janeiro, Miguel Coelho (Banco Millennium), Fernando Ramalho (provedoria da Comunidade Portuguesa), Martins Araújo, e o presidente da casa Artur Andrade Pinto.

 

Na noite de 09 de março, o Arouca São Paulo Clube iniciou as comemorações dos seus 33 anos de fundação. Com a sua tradicional sessão solene, o clube contou, como orador da noite, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. A solenidade recebeu cerca de 250 pessoas, e serviu um coquetel aos presentes após o pronunciamento dos oradores, e das homenagens da noite.

A pedido do presidente da entidade, Artur Andrade Pinto, Cesário esteve em São Paulo para participar do evento e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos arouquenses na capital paulista. “Ele veio proposital, de Portugal até aqui, para ser o nosso orador” disse ao Mundo Lusíada o presidente Artur Pinto.

Além dos homenageados do Arouca São Paulo Clube, como de costume, o vereador Toninho Paiva prestou homenagens também durante esta noite, já que nesta data o clube acolhe a sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em sua sede, para o aniversário do clube.

Para o domingo, a famosa bacalhoada do clube rendeu uma média de 600 pessoas para o almoço em comemoração ao aniversário. Seguida de missa e procissão nas dependências do clube, o almoço encheu a casa mais uma vez, e os presentes ainda prestigiaram a apresentação do Rancho Folclórico do Arouca São Paulo Clube e do seu convidado, o Rancho Folclórico Arouca Barra Clube, do Rio de Janeiro. Ambos os grupos trouxeram apenas modas de Arouca em celebração à entidade.

“Quando é aniversário do Arouca Barra, nós vamos para o Rio de Janeiro dançar para prestigiá-lo e para ajuda-lo a abrilhantar a festa. Quando é nosso aniversário, eles vêm para cá prestigiar e abrilhantar a nossa festa” diz o diretor do grupo folclórico do Arouca SP, Fabio Santos sobre o contato com os folcloristas arouquenses do Rio. Marcelo Brandão, presidente do Arouca Barra também presente no evento, diz que essa é uma tradição antiga estarem presentes em ambos aniversários. “Nós participamos com o grupo folclórico para dançar, é bom para nós como para eles também, vermos que em outra casa e outro estado existe um trabalho similar em prol do Arouca. Depois, nos encontramos na festa da Nossa Senhora da Mó, em Portugal, então é mais um convívio que temos além dos aniversários daqui e de lá”, diz o presidente que veio com aproximadamente 40 componentes do grupo para apresentação.

Entre os presentes nesta tarde de domingo, foram chamados ao palco o representante no Brasil da Federação de Folclore português, Cesar Soares, o diretor do banco Millennium, Miguel Coelho da Silva, o presidente do Arouca Barra Clube, Marcelo Brandão, e o vereador Vadith Mutran.

A presidência do Arouca procura por novos candidatos. De acordo com o atual presidente, a sua gestão vai se encerrar em maio deste ano. “Agora só posso ficar como vice” conta ele que esteve à frente no aniversário de fundação pelo último ano. “Todos os anos foram bons, mas agora melhor porque o clube está bem”.

Nestes 33 anos, o Arouca Clube celebra as contas em dia. Sem muito dinheiro em caixa porém sem dívidas, o clube tem pelo menos todas as contas pagas e segue no “azul”, no seu ponto de equilíbrio.

Mas ele evita de fazer análises sobre as suas gestões como presidente. “Quem tem que dizer são os frequentadores, não sou eu. Eles podem dizer como foi, como serviram todos esses anos, se viram um Arouca cada vez melhor. Eu acho que valeu”, afirmou. “E quando não sou presidente, também sou presidente” diz ele que continuará trabalhando pelo clube, na próxima gestão.

Atualmente, a entidade conta com cerca de mil associados, sendo cerca de 350 pagantes. “O Arouca é muito grande, nós temos 36 mil metros. Devíamos ter só 15 mil metros, sem piscina nenhuma” afirma o presidente, citando o grande trabalho que a diretoria tem para manter o clube mensalmente. No primeiro almoço do ano, em fevereiro, a entidade preparou 350 quilos de bacalhau e não deu, foi preciso comprar mais. Para o almoço de aniversário, mais 400 quilos de bacalhau servidos, acompanhados de diversos outros pratos.

Antonio Soares Gomes, o Mina como é conhecido no clube, é o vice-presidente do Arouca SP Clube, e falou ao Mundo Lusíada sobre a data festiva. “Hoje o Arouca é o que é pelo trabalho que temos dedicado, uma equipe que trabalha incansável, são meia dúzia de abnegados que trabalham com muito sacrifício, muita preocupação e até colocar dinheiro quando não tem. E tem sido assim”.

Ele recusou assumir a presidência do clube, conforme pediu Artur Andrade Pinto. “Não sei quem vai dar continuidade” citou. Uma frase atualmente comum de se ouvir no clube, nestes tempos de novas eleições.

 

Quer dançar no Arouca SP Clube?

O Rancho Folclórico do Arouca São Paulo Clube, sempre com inscrições abertas para quem quiser dançar, conta atualmente com 16 pares de dança, além de 25 componentes da tocata. De acordo com o diretor Fabio Santos, este grupo que “é praticamente uma família” tem tido diversas apresentações e agenda cheia.

Para quem quiser participar, é só entrar com contato pelos e-mails [email protected], [email protected], ou telefones (11) 9903-0680 / 9778-8486.

Leia mais em:  O futuro do Arouca ameaçado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: