Juridicamente falando

De Portugal… Para os portugueses e Luso-descendentes

 

Na qualidade de Advogado, com escritório em Portugal – na cidade de Coimbra – dirijo, antes de mais, aos Portugueses e Luso Descendentes espalhados pelos quatro cantos do mundo, em particular a todos aqueles que se encontram a residir no Brasil, uma saudação muito especial e uma palavra de reconhecimento pelo exemplo que representam para Portugal, mostrando que não existem destinos inevitáveis e que é sempre possível mudar o rumo da nossa vida com ambição, esforço e trabalho.

Gostaria ainda de deixar uma palavra de apreço ao “Jornal Mundo Lusíada” pelo mérito e interesse que lhe é reconhecido em divulgar e privilegiar notícias e iniciativas de apoio às Comunidades de Portugueses e Luso Descendentes, contribuindo, em simultâneo, para a dignificação do cidadão Português residente no estrangeiro e para uma maior aproximação deste ao seu país de origem.

É essencial a existência de estruturas e iniciativas que contribuam para que todos os cidadãos Portugueses existentes para lá das fronteiras geográficas de Portugal não percam – antes reforcem – os laços que os unem à terra de onde partiram. É necessário que conheçam a realidade portuguesa e acompanhem a sua evolução; percebam, por exemplo, que o seu País poderá oferecer hoje novas oportunidades e mais incentivos para a realização de investimentos produtivos e saibam quais são os seus Direitos e qual a melhor forma de os defender, mantendo-se actualizados e fazendo o devido acompanhamento de toda a atualidade jurídica nacional.

E foram estas as principais razões que me levaram a iniciar esta minha colaboração com o “Jornal Mundo Lusíada”. Tenho como principal objetivo proporcionar a todos os leitores o acesso ao mundo jurídico português, fazendo com que estejam constantemente atualizados no que ao Direito português (e aos seus direitos) diz respeito.

Irei assumir o honroso compromisso de prestar o meu contributo neste espaço através da divulgação de textos jurídicos, Legislação e decisões dos Tribunais relevantes, curiosidades do Direito, medidas de apoio e incentivos, entre outros temas da atualidade nacional, procurando assim garantir a todos os Portugueses e Luso Descendentes o acesso ao mundo jurídico português e a oportunidade de estimular e promover uma maior ligação com o seu país de origem.

Desenvolvo esta iniciativa porque também considero que ao Advogado, enquanto servidor da Justiça, é reconhecido um papel de primordial importância junto da sociedade. Vivemos num mundo em globalização e sem fronteiras, circunstâncias que fazem com que o Advogado de hoje deva estar apto a transmitir os seus conhecimentos, experiências e a fazer chegar, das mais diversas formas, a atualidade e realidade jurídica do seu país a quem mais necessita: as Comunidades de Portugueses e Luso Descendentes no mundo.

De Portugal, despeço-me, até à próxima edição, com as maiores saudações,

 

Por Antonio Delgado
Advogado em Coimbra, Portugal, escreve a coluna “Realidade Jurídica” sobre Brasil-Portugal no Mundo Lusíada Online. www.wix.com/advogado/advogado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend