Obra traz histórico de 645 cidades paulistas e poderá ser usada por municípios

Obra foi concluída depois de 14 anos de pesquisa, trata-se de um completo e verdadeiro raio-X do Estado de São Paulo. Autor vai ceder direito de reprodução aos governos municipais e estadual.

 

Da Redação

Depois de 14 anos de pesquisa, o advogado Armando Marcondes Machado Jr., de 86 anos, finaliza seu trabalho de resgate histórico dos 645 municípios paulistas, com o lançamento da quarta edição do livro “Divisão Territorial do Estado de São Paulo”, publicado pela Conam – Consultoria em Administração Municipal. 

A obra traz a história do surgimento de cada uma dessas cidades, a origem e o significado de seus nomes, quais municípios foram extintos ou recriados, o número de habitantes (dados de 2010, de acordo com o Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas), mapa com a localização das cidades por região, entre outras curiosidades. O leitor pode conferir o resultado de toda essa pesquisa nas 1006 páginas do livro.

“A curiosidade inicial veio com o trabalho que realizo como consultor jurídico para a Conam, desde 1983. Depois, passou de curiosidade à obsessão”, revela Marcondes.

Quando deu o primeiro passo para chegar a esse produto final, em 1997, ao lançar sua primeira edição (com apenas 272 páginas), o livro recebeu do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo o título de melhor obra na área de geografia. “Foi um incentivo a mais”, diz o advogado. Vieram, ainda, mais duas edições (em 2001 e 2007, com 280 e 464 páginas, respectivamente), até chegar à obra atual, completa e atualizada.

Agora, o livro traz também, em ordem cronológica e com fotos, praticamente todos os governantes municipais e do Estado (titular e vice), com informações sobre período de mandato, votos conquistados (inclusive dos opositores), data de nascimento e de morte, formação acadêmica e honrarias recebidas. “Assim, o leitor consegue situar o político no tempo, ajudando-o a compreender fatos históricos”, conta Marcondes.

Por fim, o autor também relacionou os políticos que governaram o Brasil desde o início da República, de Marechal Deodoro da Fonseca, que assumiu a chefia do governo provisório do país com a queda da monarquia, à atual presidente Dilma Housseff. 

Direitos autorais

Pela relevância da obra, a Conam – Consultoria em Administração Municipal vai permitir aos governos estadual e municipais o direito de reprodução da obra. “Nosso desejo é poder oferecer à população a oportunidade de conferir, ter acesso a esse documento histórico”, diz Walter Caetano, diretor da empresa responsável pela publicação do livro. Com o direito de reprodução, o governo poderá disponibilizar cópias do livro nas bibliotecas, escolas e demais instituições públicas.

Armando Marcondes Machado Jr. já atuou como procurador judicial na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Em seguida, foi trabalhar na Procuradoria Geral do Estado, onde passou 29 anos. Depois, se tornou presidente da Emplasa – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e consultor jurídico da Conam – Consultoria em Administração Municipal. Entre seus livros estão: “Comentários da Lei Orgânica dos Municípios” (1965); “A Lei Orgânica dos Municípios e as Constituições” (1968); e Direito Municipal” (1984).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: