80ª Volta a Portugal em bicicleta passa por concelhos afetados pelos incêndios

Da Redação
Com Lusa

A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afetados pelos incêndios em 2017 na terceira etapa, num percurso entre Sertã e Oliveira do Hospital, que vai ser acompanhado pelo Presidente da República.

Em 04 de agosto, a designada Etapa Vida vai ligar Sertã a Oliveira do Hospital, num total de 175,9 quilômetros, em homenagem às populações da região centro do país, tentando intensificar a promoção dos territórios afetados.

De acordo com a organização da prova, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai acompanhar o pelotão nesta tirada, que foi custeada por alguns dos patrocinadores da Volta, que a ofereceram aos concelhos afetados pelos incêndios de junho de 2017.

Esta etapa vai partir às 12:30 da Alameda da Carvalha, na Sertã, e terminar na Rua D. Carlos Campos, em Oliveira do Hospital, por volta das 17:30, depois de ter percorrido os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Lousã, Góis, Arganil e Tábua.

Segundo organizador Joaquim Gomes, a terceira etapa vai ser uma tirada de “transição entre a parte mais fácil da Volta” e a entrada na sua “fase mais exigente”, contando com uma parte de montanha mais difícil na passagem entre Castanheira de Pera e Lousã.

“É uma honra e vamos apoiar os atletas da melhor maneira possível”, salientou o presidente da Câmara da Sertã, enaltecendo ainda o fato de ser uma etapa sem custos para os municípios.

Também os presidentes das Câmaras de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e de Pedrógão Grande, Valdemar Alves parabenizaram a organização pela iniciativa, considerando que “vai ser um momento bonito para a região”.

Algarve depois de 10 anos

A prova vai este ano regressar ao Algarve, depois de dez anos, afirmou hoje o diretor da competição, Joaquim Gomes. “Confirmo o regresso do Algarve à Volta a Portugal, depois de dez anos de ausência”, disse Joaquim Gomes, depois de questionado pela agência Lusa.

A região estava afastada da prova desde 2008, edição em que Portimão foi o local de arranque da corrida. Além disso, a competição deste ano vai ter também um “regresso pleno do Alentejo”, frisou Joaquim Gomes.

A 80.ª edição da Volta vai ter início em Setúbal, com o prólogo, em 01 de agosto, e termina no dia 12, em Fafe, com um contrarrelógio individual.

Setúbal sucede a Lisboa como ponto inaugural da Volta a Portugal, que vai passar pelo terceiro ano consecutivo pela cidade banhada pelo Sado.

“É um enorme orgulho para Setúbal termos de novo a maior festa do ciclismo e do desporto nacional a percorrer as ruas da nossa cidade e do nosso concelho. Estamos certos do redobrado êxito de mais esta iniciativa e do seu acolhimento e apoio por toda a população, certos de que tudo faremos para manter presente em Setúbal por muitos anos a Volta a Portugal em bicicleta”, disse a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Setúbal está ligada à Volta a Portugal desde a primeira edição, em 1927, e já recebeu 16 finais de etapas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: