No âmbito do centenário de Fátima, Turismo de Portugal está na 44ª ABAV Expo Internacional

Da Redação

PeregrinacaoNSenhora_SantuarioFatimaPortugal tem sido consolidado cada vez mais como um dos destinos preferidos dos brasileiros para férias e viagens em geral. Estima-se que a terra de Camões recebe 600 mil viajantes do Brasil por ano (é o sexto maior mercado da procura externa para o país luso). Neste contexto, o Turismo de Portugal marca presença na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, o mais completo evento do setor realizado no Brasil, de 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte.

A feira conta com a participação da Secretária de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, que estará na ABAV no dia 30, bem como Filipe Silva, diretor do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, nos dias 28 e 29.

Paralelamente à ABAV, às 10h30, também no Expo Center Norte, Ana Mendes Godinho está presente em um focus group com um pequeno grupo de operadores e tomadores de decisão do setor para troca de informações acerca da estratégia do turismo em Portugal para a próxima década. A inciativa, que já ocorreu em países como França, Reino Unido, Alemanha e Espanha, acontece pela primeira vez fora da Europa.

Centenário de Fátima

A presença do Turismo de Portugal na ABAV, além de convidar os visitantes a sentir Portugal, traz como o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, acontecimento que deu origem ao Santuário mundialmente conhecido.

Estão expostos no stand alguns dos desenhos que vão ser utilizados no filme animado comemorativo do Centenário das Aparições da Nossa Senhora de Fátima, com estreia marcada para 2017, ano da visita do Papa Francisco a Portugal.

“Muitos brasileiros incluem nas suas viagens a Portugal uma visita a Fátima. Teremos uma oportunidade de excelência para promover Portugal, tendo em conta a relevância das Comemorações do Centenário e da visita do Papa Francisco a Fátima. O Calendário de Eventos previsto, com o contributo de várias entidades e coordenado pelo Santuário de Fátima, será um forte atrativo para dar visibilidade, ao longo de todo ano, ao destino Portugal”, afirma Ana Mendes Godinho.

Premiações

No entanto, o turismo em Portugal vai muito além do Santuário: foi o país mais premiado do World Travel Awards 2016, tradicional premiação mundial do setor de turismo e hospedagem. Neste ano, o país luso recebeu 24 óscares nas categorias europeias, dez a mais que no ano anterior.

Dentre as premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.

Para além do patrimônio, sol e mar, gastronomia e vinhos, que são ativos mais tradicionais da oferta turística portuguesa, destacam-se ainda o surfe, golfe e festivais de música, que dão ao país uma ampla variedade de roteiros.

“Portugal é um destino turístico com um conjunto muito alargado de atrativos, cada vez mais reconhecidos internacionalmente, como ficou demonstrado na última edição dos World Travel Awards. Os estudos que regularmente desenvolvemos junto dos turistas destacam a capacidade de bem receber dos portugueses como um elemento que contribui para a satisfação dos turistas em Portugal, o que constitui também um atrativo do país”, completa Ana Mendes Godinho.

O stand de Portugal tem 240 m² e conta com a presença de 5 destinos regionais – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Madeira e de 10 empresas turísticas.

Além disso, com base num programa de internacionalização e de apoio ao empreendedorismo, estão presentes 4 startups, com projetos inovadores na área de turismo : B-Guest, Inspire Portugal, Seabookings e Tripwix.com. Estas empresas, em início de desenvolvimento e majoritariamente de base tecnológica, apresentam serviços inovadores e complementares à oferta turística tradicional, introduzindo uma valorização dos recursos turísticos que Portugal possui, nas mais variadas áreas, desde a cultura, gastronomia e vinhos, natureza e patrimônio. Portugal é hoje um destino com muitas oportunidades para o empreendedorismo e possui um verdadeiro ecossistema de apoio à inovação.

Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: