Simpósio da Lusa é marcado pela união da torcida e ideias para reerguer a Portuguesa

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Da Redação
Com Lusa News

O primeiro Simpósio da Portuguesa foi considerado um dia histórico, na manhã de 25 de abril, no Salão Nobre do Clube. Após mais de 100 projetos terem sido enviados pelos torcedores, os 15 escolhidos por uma banca julgadora foram apresentados para mais de 100 torcedores presentes.

Outros destaques ficaram com a apresentação do jornalista Flávio Gomes, além das palestras de Fábio Medeiros, o Kbrall, um dos fundadores do canal Esporte Interativo, e de Luis Paulo Rosenberg, consultor de marketing lusitano e ex-vice-presidente de marketing do Corinthians. A última, inclusive, foi aplaudida de pé pelos presentes e emocionou o próprio dirigente. “Esse é o primeiro dia da nova vida da Portuguesa (…). Cada pedaço do Canindé contém um pedaço da história. Cabe a nós agora a oportunidade de construir uma nova Portuguesa”, afirmou Flávio Gomes.

O conselheiro Diego Reis, um dos idealizadores do Simpósio, destacou a importância como essas e enalteceu o apoio da diretoria. “Mostrar que todos podem se falar, que as portas estão abertas. O objetivo é resgatar o torcedor e sem o apoio da diretoria trabalhar sozinho não seria possível. O simpósio mostra que trouxe o resgate da Portuguesa“, comentou.

O evento contou com a presença do presidente Jorge Manuel Marques Gonçalves, além de diversos vice-presidentes. O recém-eleito vice de finanças do clube, Manuel Tomé, foi uma das ausências do evento, além de boa parte dos conselheiros.

O primeiro palestrante, Fábio Medeiros (Kbrall), destacou o poder da marca Portuguesa e citou pesquisas como o Datafolha, que ressaltou que a Lusa está entre a 15 maiores torcidas do Brasil e a do Instituto Análise, que coloca o clube como 0,01% de índice de rejeição dos brasileiros.

Durante a explanação, o comunicador ressaltou as dificuldades que foram enfrentadas na criação do canal Esporte Interativo, além do desenvolvimento da Copa do Nordeste. Com essas citações, foi feito um paralelo com o atual momento da Lusa, em que foi demonstrado a importância de nunca desistir. Projetos de clubes ingleses como o Aston Villa e o Fulham foram apresentados para mostrar ações que poderiam ser desenvolvidas pela Lusa.

Projetos apresentados por torcedores
O foco no público infantil foi um dos primeiros assuntos apresentados para a Portuguesa. O torcedor Sergio Vicente Martins enumerou ações para incentivar as crianças a torcerem pela equipe verde encarnada. Entre as ideias abordadas estão a confecção de produtos como livros e gibis, além de um site exclusivo para os pequenos, personagens infantis inspirados na história do clube e benefícios para os sócios mirins.

O departamento de comunicação foi outro ponto abordado. O torcedor Armando Junior traçou um planejamento de curto, médio e longo prazo, em que o foco principal foi a estruturação da linha de divulgação e o desenvolvimento do site da Lusa. O fortalecimento da marca nas redes sociais foi outro ponto destacado.

José Luiz Nunes trouxe para o Simpósio um projeto para o desenvolvimento de parcerias e novos negócios para a Lusa. As oportunidades de negócio e o plano de projetos para patrocinar o clube, não apenas no futebol, mas também nos esportes olímpicos e amadores. Um dos pontos destacados foi a parceria com equipes da NBA, por exemplo, além de transformar o local do atual areião em um campo de futebol americano, para que o Lions receba os jogos.

As ações sociais são outro assunto que foi tocado pelos torcedores durante o Simpósio da Portuguesa. Rafael de Carvalho apresentou diversas iniciativas sociais e fortalecer a ligação do clube com a região do Pari. O projeto Lusa na Veia, do Lusa News com a ONG Sobre Vivência, foi um dos temas citados, além de desenvolver iniciativas para abraçar a comunidade boliviana e a integração com a prefeitura.

O torcedor Felipe Pacheco apresentou para os presentes o projeto Fronteira Lusa, que tem como objetivo o desenvolvimento de franquias ligadas ao setor de panificação, haja visto que a comunidade portuguesa tem um forte laço com as padarias. Exemplos de projetos como a Starbucks foram utilizados.

Remeter as histórias do passado para construir um novo futuro, foi com esse objetivo que o torcedor Eduardo Verdasca apresentou o seu projeto. O objetivo é utilizar os anos de glória da Portuguesa para impulsionar a virada lusitana. Entre as iniciativas estão a apresentação dos jogadores à história do clube, levar taças históricas ara eventos importantes do clube, como apresentação de atletas, remeter as camisas a grandes ídolos que as vestiram no clube.

Os torcedores Rafael Massa e Lucas Benevides trouxeram uma série de ações para auxiliar no desenvolvimento da Portuguesa, em que foi priorizado também em novas ações e planos acessíveis para o programa sócio-torcedor. Atividades para as crianças, concurso gastrocultural, além de diversas outras iniciativas para atrair a torcida também foram destacadas.

Com o objetivo de dar uma “virada” na situação da Portuguesa (Asul é o inverso de Lusa), o projeto determina diversas ações, como a diminuição do elenco para 30 jogadores, a exploração do espaço do Canindé para a realização de diversos eventos foram alguns dos pontos citados.

A situação jurídica da Portuguesa também foi um dos temas abordados. O torcedor Renato Trancoso apresentou algumas iniciativas com o objetivo de concentrar todas as ações trabalhistas da Lusa em uma só, além de conseguir tirar a penhora do estádio do Canindé.

O projeto desenvolvido mostrou alguns dos pontos que devem ser seguidos pela Lusa para conquistar o fortalecimento da marca e mostrar a força que a Rubro-Verde possui. Entre os principais aspectos foram ter diferencial, ser único e ter admiração.

A busca por jovens valores e a formação da base também ganharam espaço. O torcedor Lucas Leite apresentou a idéia de uma Gestão de Carreira, em que o foco fosse a formação individual, além de desenvolver o projeto “Copa Lusa Faz em Casa”, que tem como objetivo analisar possíveis novos reforços, em projeto semelhante ao praticado pelo Audax-SP há alguns anos.

O repórter do Lusa News, Felipe Higino, e os torcedores Paulo Afonso e Everton Calício apresentaram o projeto do desenvolvimento da Portuguesa TV, uma webtv com o objetivo de desenvolver diversas informações de treinos, coletivas e também informações da parte social e dos esportes olímpicos e amadores da Rubro-Verde.

A terceirização o futebol profissional e da base foi abordada por Armando Ferreira. O torcedor apresentou os pontos positivos e o planejamento para a procura e como seria o desenvolvimento de um contrato para terceirizar o futebol da Rubro-Verde, além de estabelecer metas e multas para em caso de rebaixamento ou não cumprimento das mesmas. Também foi citado o desenvolvimento de um estudo sobre o clube.

O lado psicológico dos jogadores e da comissão técnica também foi abordado. O torcedor Daniel Gil Gomes, filho do jornalista Gil Gomes, apresentou a ideia da formação de uma equipe de uma equipe de psicólogos para ajudar os jogador desde a base, além dos treinadores e os familiares, para prepará-los para as partidas e o dia-a-dia nos treinamentos.

O objetivo do projeto de Felipe Lima foi melhorar a contratação de profissionais para o futebol. Além de também diminuir as categorias de base do time profissional, outro ponto destacado foi o desenvolvimento de um modelo de busca e jogadores, além de uma triagem e também estabelecer pré-requisitos.

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