Destaques da Semana: Apesar de Blatter e Platini, Cristiano é tri

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Apesar de Blatter e Platini, Cristiano é tri

CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa
CR7 comemora vitória. Foto Thiago Petinga/Lusa

Numa votação feita pelos técnicos e capitães das seleções filiadas a FIFA; e também por um grupo determinado de jornalistas, nem mesmo a antipatia de Joseph Blatter e Michel Platini por Cristiano Ronaldo foi capaz de impedir que o craque luso faturasse pela 3a vez a Bola de Ouro (2008, 2013 e 2014) como melhor jogador da temporada, com votação que superou o numero de indicações que Messi e Neuer tiveram juntos (Cristiano teve 37,66% dos votos; enquanto Messi teve 15,76% e Neuer 15,72% dentre os 3 finalistas). Ao receber o premio Cristiano agradeceu aos companheiros de equipe e da seleção, ao técnico do Real (Ancelotti), aos torcedores e aos familiares e em especial a sua mãe (curioso foi o fato da modelo russa Irina não estar presente e nem ter sido lembrada por Cristiano nos agradecimentos, aumentando a especulação que nesse final de semana foi confirmada do fim do relacionamento de ambos, por supostos desentendimentos com a mãe do craque); falou ainda que espera alcançar Messi na próxima temporada e encerrou o breve discurso com o tradicional grito de guerra dos jogadores do Real: “Siiii”.

Em comemoração a mais uma Bola de Ouro conquistada pelo português a Nike criou para ele uma nova chuteira, a “Mercurial CR7 Rare Gold”, que tem como particularidade a grafia das iniciais do craque feita com micro-diamantes.

A temporada foi maravilhosa e épica para Cristiano que faturou quase tudo no mundo da bola, conquistas dentre as quais destacamos:

O recorde na artilharia da Liga dos Campões chegando aos 17 gols;

A conquista pelo Real da 10ª Liga dos Campeões;

A Bola de Ouro da UEFA (premio entregue ao maior artilheiro de todos os campeonatos europeus na temporada, no caso chegando aos 31 gols) em parceria com Luis Soares;

O premio de melhor jogador da Europa na temporada;

O premio de melhor jogador da Liga dos Campeões da temporada (2013/2014);

Integrou a Seleção do Ano da UEFA;

Integrou a Seleção do Ano da FIFA-FIFPRO;

E terminou o ano de 2014 com a incrível marca de 61 gols assinalados.

Taça da Liga

A Taça da Liga teve a 2a jornada da sua 3a fase disputada ao meio dessa semana com os seguintes jogos:

Grupo A – Nacional 1×1 Moreirense e Benfica 4×0 Arouca (a liderança é do Benfica com 6 pontos)

Grupo B – Estoril 3×0 Gil Vicente e Marítimo 2×1 Covilhã (a liderança é do Estoril com 4 pontos, tal como o Marítimo, mas com os praianos à frente pelo saldo de gols).

Grupo C – Belenenses 2×2 V.Setubal e Sporting 1×0 Boavista (a liderança é do Sporting com 6 pontos)

Grupo D – Porto 3×1 União (destaque para a volta de Helton ao gol portista nessa partida) e Braga 1×0 Acadêmica (a liderança é do Porto com 6 pontos).

Superliga Portuguesa de Futebol

A 17ª jornada teve os seguintes jogos:

Sábado:

V.Guimarães 4×0 Acadêmica (18:00h)

Penafiel 1×3 Porto (20:15h)

Domingo:

V.Setubal 1×3 Braga (16:00h)

Moreirense 1×0 Arouca (16:00h)

Boavista 1×2 Estoril (16:00h)

Belenenses 2×0 Gil Vicente (16:00h)

Paços de Ferreira 2×3 Nacional (16:00h)

Marítimo 0x4 Benfica (18:00h)

Sporting 4×2 Rio Ave (20:15h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Para ter de imediato o meio-campista alemão Mukthar o Benfica optou por pagar a multa de 500 mil euros ao Hertha Berlin. O jogador já esta alojado nas instalações do time da Luz, tendo assinado vinculo ate 2020.

A transferência do atacante Jonathan Rodriguez do Penãrol para o Benfica retroagiu em função do impasse entre os clubes sobre a forma e prazo de pagamento dos 3,3 milhões de euros pedidos pelos uruguaios.

Sporting

O técnico Marco Silva entrou com uma queixa-crime contra o ex-dirigente leonino, Jose Eduardo, pelo fato do mesmo acusá-lo publicamente de ter uma agenda própria com o objetivo de derrubar o presidente do clube, Bruno de Carvalho. Para tanto conseguiu como testemunhas o técnico da Seleção Portuguesa, Fernando Santos; o presidente do Estoril, Tiago Ribeiro; o goleiro do Sporting, Rui Patrício; o presidente do sindicato de jogadores, Joaquim Evangelista, dentre outros.

Bruno de Carvalho anunciou que a SAD leonina terá a partir de agora um novo investidor, cujo nome não poderá ser revelado por questões contratuais de confidencialidade. O aporte foi de 18 milhões de euros e somente ao final de 2016, quando o nome do investidor for revelado, a SAD avançara para um novo aumento de capital.

Porto

Kevin, jovem atacante de 21 anos que em 2011 o Porto comprou do Paraná e pouca chance teve de atuar como titular na equipe principal acaba de ser emprestado ao Palmeiras.

Portugueses no Exterior

Com a vitória de 1×0 sobre o Catar essa semana o Irã, de Carlos Queiros, já garantiu vaga antecipada para as quartas de final da Taça Asiática, que está sendo disputada na Austrália.

Jaime Pacheco acaba de ser contratado por 1,5 temporadas para dirigir novamente o Al-Shabab da Arábia Saudita, equipe que comandou na temporada 2009/2010 e pela qual conquistou uma Taça da Ásia.

Manuel Cajuda, técnico português que ha pouco mais de um mês voltou da China onde dirigiu o Tianjin, é outro que vai para o mundo árabe, desta feita para dirigir o penúltimo colocado do campeonato dos Emirados Árabes Unidos, o Ajman.

Graças ao excelente trabalho a frente do Valencia, a direção do clube resolveu antecipar nessa segunda-feira a renovação contratual de Nuno Espírito Santo, que dessa forma fica vinculado aos espanhóis ate junho de 2018. Ironia ou não do destino, na primeira rodada do campeonato espanhol, nas casas de apostas, Nuno despontava como o favorito a ser o 1o técnico demitido da disputa.

Vitor Pereira teve grande estreia à frente do Olympiakos no ultimo final de semana, vencendo fora o Xanthi por 3×1 e assumindo a liderança isolada do campeonato beneficiado pela derrota do PAOK.

Depois e integrar a Seleção do Ano da UEFA, agora foi a vez de Cristiano Ronaldo também integrar a Seleção do Ano da FIFA-FIFPRO:

Goleiro: Manuel Neuer (Bayern)

Defesas: Lahm (Bayern), David Luiz (PSG), Thiago Silva (PSG) e Sergio Ramos (Real Madrid)

Meio-campistas: Iniesta (Barcelona), Toni Kroos (Real Madrid) e Di Maria (Manchester United)

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona) e Arjen Robben (Bayern).

Ao meio dessa semana o Real Madrid empatou em casa (no jogo de volta da Taca do Rei) por 2 gols com o Atlético de Madrid (que houvera vencido em seus domínios os merengues por 2×0, partida na qual Cristiano estava no banco), e com isso esta eliminado da disputa. Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo marcaram os gols do Real.

Já nesse sábado, mantendo a liderança isolada do campeonato espanhol, o Real bateu o Getafe fora por 3×0, com mais dois gols de Cristiano Ronaldo.

Fernando Couto, ex-craque da Seleção Portuguesa e que vestiu a camisa do Barcelona de 96 a 98, esta sendo cogitado pela imprensa italiana como possível substituto do ex-diretor desportivo do Barça, Zubizarreta, que abandonou o cargo recentemente.

Nas comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol Cristiano Ronaldo e Jose Mourinho foram laureados recebendo os prêmios de melhor jogador e melhor treinador do século, respectivamente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: