TAP investe 400 milhões na renovação da frota Portugália que agora é TAP Express

Mundo Lusíada
Com Lusa

David Neeleman e Humberto Pedrosa em conferência de imprensa. Foto JOSE SENA GOULAO/LUSA
David Neeleman e Humberto Pedrosa em conferência de imprensa. Foto JOSE SENA GOULAO/LUSA

A TAP vai avançar de imediato com a renovação integral da frota da Portugália (PGA), composta por 16 aviões, num investimento de cerca de 400 milhões de euros. A empresa será substituída por uma nova marca, a TAP Express.

O novo nome substitui marca PGA a partir de 27 de março. A companhia vai ter até julho uma frota totalmente renovada e composta por 17 aviões mais confortável e silenciosa, gastando menos 40% de combustível por passageiro

Além da aquisição de novos aviões, o plano de investimento na transportadora com vocação regional prevê um aumento da frota, que atualmente tem seis Fokker 100, oito Embraer 145Private e dois Beechcraft 1900D.

Este é um dos investimentos que o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, anunciar em conferência de imprensa, nesta quinta-feira.

Desde a privatização da companhia aérea nacional, formalizada em 12 de novembro, os novos donos da TAP – os empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman – anunciaram a encomenda de 53 aviões à Airbus Widebody e de corredor único, onde se incluem 14 A330-900neo e 39 A320neo (15 A320neos e 24 A321neos), a que se juntam agora os novos aviões para a PGA.

“A integração destes aviões na frota, em tão curto espaço de tempo, só foi possível graças à cooperação existente entre a TAP e a Azul, que se tem traduzido em diversas sinergias de que aproveitam ambas as companhias. O fato de a companhia brasileira dispor da maior frota do mundo de aviões Embraer e ATR garante-lhe um poder negocial que foi utilizado em benefício da companhia portuguesa. Refira-se ainda que a frota ATR e Embraer da Azul utiliza já a Manutenção da TAP” declarou a empresa em comunicado.

Na apresentação das novidades, Fernando Pinto, Presidente Executivo da TAP, considerou que “a TAP vive dias históricos, que nos permitem desenvolver uma TAP cada vez mais moderna e competitiva, atenta às necessidades dos seus Clientes e fortemente comprometida em servir Portugal e os restantes mercados onde opera.

“Os investimentos já em curso, que incluem a encomenda de 53 novos aviões, 60 milhões de euros na modernização dos interiores da atual frota, 11 milhões na introdução de dispositivos sharklet em 12 aviões da família A320, 2 milhões numa nova plataforma digital de reservas e agora o aumento e renovação total da frota PGA, permitem-nos encarar o futuro com toda a confiança de que a TAP Portugal vai ser cada vez mais forte, aumentando assim o seu já muito importante contributo para a economia nacional e para a afirmação de Portugal no mundo.”

Entretanto, prosseguem as negociações entre o Governo português e os acionistas maioritários, que controlam 61% do capital da TAP, na tentativa de chegar a um acordo para que o Estado recupere a posição maioritária na empresa.

“Há negociações e vai haver muito mais”, afirmou o empresário Humberto Pedrosa, que controla a TAP juntamente com o David Neeleman, na quarta-feira à noite, no final do encontro com o ministro do Planejamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Em declarações aos jornalistas, Humberto Pedrosa disse que ainda “não há propostas concretas”. “Tudo está em cima da mesa”, afirmou no final daquela que foi a terceira reunião com o Governo liderado por António Costa.

Por seu lado, fonte do gabinete do ministro Pedro Marques disse que as negociações vão continuar.

Pedro Marques escusa-se a revelar as negociações em curso, nomeadamente quais as contrapartidas oferecidas ao privados, mas tem-se mostrado confiante de que o Governo venha a atingir o objetivo de ter a maioria do capital do grupo dono da TAP.

O acordo de conclusão da venda direta de 61% do capital da TAP foi assinado no dia 12 de novembro entre a Parpública, empresa gestora das participações públicas, e o agrupamento Gateway, na presença da então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do então secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz.

Porto
A nova frota permite à TAP oferecer uma Ponte Aérea que liga o Porto e Lisboa com voos a toda a hora, a partir de 39 euros. Este modelo é, aliás, praticado em muitos países entre as suas principais cidades.

A “Ponte Aérea” oferece 16 voos diários de ida-e-volta entre Porto e Lisboa, utilizando os novos aviões TAP Express e também a frota A320 nos horários e períodos em que a maior procura o justificar. Com preços a partir de 39 euros ida-e-volta, a “Ponte Aérea” oferece um produto e serviço inovadores, com check-in e portas de embarque dedicados e embarque rápido e simples.

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