Pianista Mario Moita em nova turnê pelo Brasil traz Bossa-Fado

MarioMoita_FadoNavegante

Mundo Lusíada

O fadista Mário Moita regressa ao Brasil para apresentar os seus CDs Fado Navegante e Alentejo ao Piano. Em sua nova turnê pelo país, Mario se apresenta por teatros nas cidades de Maceió, Florianópolis, Presidente Prudente, Lages e Garibaldi, entre outras.

Durante os seus shows, o fadista apresenta a cultura portuguesa com fotos e vídeos, quase uma palestra cultural envolvendo a música. Natural do Alentejo (região sul de Portugal) é um dos grandes divulgadores da cultura portuguesa pelo mundo, tendo atuado em mais de 30 países, além de 15 estados brasileiros, de Manaus a Porto Alegre, que são para ele “praticamente países diferentes” relata.

O CD Descobertas foi lançado em 65 países, e traz na capa uma fotografia trabalhada em homenagem a Infante Dom Henrique, o professor dos grandes navegadores portugueses e fundador da Escola Sagres. Ao Mundo Lusíada, Mario Moita falou sobre este trabalho.

“Compus este CD criando um roteiro, como se de uma navegação se tratasse, e em cada porto que atracamos sentimos a música local, misturando ela com o nosso fado. Portugal foi o primeiro país globalizador da terra e eu durante 13 anos atuei no castelo da rainha Santa Isabel em Estremoz, onde o Rei D. Manuel I deu a Vasco da Gama a carta régia para ele ir à India. A história veio ter comigo… Lá nesse local mágico conheci vários historiadores, um dos quais do Japão, o qual fez despertar em mim uma grande paixão pela nossa história. Este cd foi lançado a bordo do navio Escola Sagres, com o apoio da Marinha Portuguesa” declara o fadista.

No outro disco, Mario criou uma fusão entre Bossa Nova e o Fado, o qual ele chama de Bossa-Fado, gravada em Recife e em Lisboa. Neste disco “Fado Navegante”, o fadista mistura à tradicional música portuguesa os elementos do Marrocos, São Tomé, Cabo Verde, e Brasil. “É um cd autoral, onde minhas composições se misturam com os ritmos de cada país, sempre com a Guitarra Portuguesa, não perdendo por inteiro as características do Fado Português” diz ele ao Mundo Lusíada.

Já o CD “Alentejo ao Piano” homenageia a música tradicional Alentejana, a região sul do país que tanta influência recebeu da invasão árabe durante mais de 4 séculos. O fadista recria músicas tradicionais ao piano, voz e contrabaixo, como relata Mário, “para ouvir saboreando um bom vinho!”.

Mario Moita, em entrevista ao Jô Soares, levou de presente um vinho de sua terra.
Mario Moita, em entrevista ao Jô Soares, levou de presente um vinho de sua terra.

Compositor e pianista, Mário Moita é conhecido em diversos países por levar o fado, e já fez parte de eventos no Brasil, como a Virada Cultural em São Paulo por duas vezes. Neste momento, ele volta ao Brasil mais uma vez para várias apresentações, e ainda participou, na última semana, de uma entrevista no programa Jô Soares, na Tv Globo.

Confira os principais shows confirmados no Brasil:

Outubro – 24 – Maceio, Teatro Gustavo Leite
Novembro – 5 – shows nas comunidades carentes de Florianopolis (datas a confirmar)
Dezembro:
11 – Presidente Prudente, Teatro SESC
12 – Florianópolis, Teatro SESC
14 – Lages-SC – Natal da esperança
16 – Garibaldi-RS – Natal Burbulhante

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: