Congresso Internacional Romance Histórico em Língua Portuguesa reúne acadêmicos brasileiros e portugueses

Da Redação

Acontece em setembro o Congresso Internacional O Romance Histórico Em Língua Portuguesa, com o tema o romance histórico português e brasileiro do século XIX.

O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Letras do Ibilce, Campus da Unesp em São José do Rio Preto, e de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do CELP – USP e em parceria com a Universidade do Minho, com a Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e com a Università degli Studi Roma III.

O Congresso será dividido em duas fases: a primeira etapa, nos dias 25 e 26 de setembro na USP, Campus Butantã, em São Paulo, e numa segunda etapa, nos dias 28 e 29 de setembro no Ibilce. As duas etapas contarão com as presenças de docentes e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

Em 2017 celebram-se os 150 anos da publicação de O Senhor do Paço de Ninães, de Camilo Castelo Branco, e os 160 anos da publicação de O Guarani, de José de Alencar, obras representativas do subgênero histórico nas periferias do capitalismo, que certamente possuem as suas particularidades, sendo mais do que reproduções dos modelos importados dos centros. Para além desses dois autores, Alexandre Herculano costuma ser apontado como o grande modelo do romance histórico em língua portuguesa, mas mesmo a sua obra ainda merece revisitação. Além disso, há vários outros escritores oitocentistas portugueses e brasileiros que foram mais ou menos esquecidos pela história literária, mas cujo estudo pode ajudar a compreender melhor as características e as expectativas de leitura deste que foi um dos subgêneros mais consagrados entre o público e a crítica oitocentista.

Partindo dessas questões, o congresso pretende propor novas abordagens para o romance histórico produzido em Portugal e no Brasil do século XIX, desde a narrativa produzida pelos primeiros romancistas em língua portuguesa até as obras finisseculares, que apontam para um outro olhar sobre as nações portuguesa e brasileira, bem como os possíveis diálogos que podem ser estabelecidos entre essas produções e a literatura e as outras artes de outros países e épocas, destacando-se a contemporaneidade. Assim sendo, o evento poderá aceitar trabalhos sobre o romance histórico de outras literaturas e outras épocas, desde que estejam em perspectiva comparada com as literaturas portuguesa e/ou brasileira oitocentistas.

No Ibilce

O evento já conta com convidados portugueses, e não só, confirmados para a etapa que acontecerá no Ibilce – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, em São José do Rio Preto.

São os professores: Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho); Orlando Grossegesse (Universidade do Minho); José Cândido de Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa); Giorgio de Marchis (Università degli Studi Roma III); Maria Cristina Pais Simon (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3); Philippe Simon (Université Paris-Sorbonne).

Logo após o encerramento do Congresso Internacional no dia 29, o Ibilce, câmpus em São José do Rio Preto, receberá a palestra “O Pós-Guerra em António Lobo Antunes”. O evento será ministrado pelo Prof. Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho). A palestra será gratuita, aberta a todos os interessados. Para participar não há necessidade de inscrição prévia. Todos os presentes receberão certificado.

A programação está no site: http://celp.fflch.usp.br/romancehistorico

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: