Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP

Da Redação

Nos próximos dias 4 e 5 de maio, o ministro da Cultura do Brasil, Roberto Freire, presidirá a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (Bahia).

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) brasileiro, o encontro contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Timor Leste. Também estarão presentes autoridades locais e presidentes de autarquias e fundações vinculadas do MinC.

Durante o encontro, Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018, e será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade. A expectativa é que seja estabelecida uma instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa.

Também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.

Será aberta à imprensa a cerimônia de abertura do evento, na quinta (4/5), às 19h, no Forte São Diogo, em Salvador (BA), que contará com a presença dos ministros e terá apresentação da Orquestra Afro Sinfônica, declamação de poesia pelo artista Dody Só, apresentação de Samba de Roda e exposição do pintor Caribé.

CPLP: Cooperação para o desenvolvimento

Criada em 1996, a CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os países-membros. Entre seus objetivos estão o reforço da presença dos países no cenário internacional, a cooperação mútua e a materialização de projetos de promoção e difusão da Língua Portuguesa. Tem nove países-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na Declaração Consultiva da CPLP, os chefes de Estado e de Governo consideraram que a consolidação cultural que confere identidade própria aos países de Língua Portuguesa constitui um imperativo. Desde 2000, os ministros da Cultura da CPLP vêm produzindo recomendações sobre diversos temas que conformam os eixos estratégicos de cooperação cultural multilateral.

A X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inclui a exposição fotográfica Do Timor-Leste a Portugal: Um Olhar Brasileiro, espetáculos de teatro, exibição de filmes e oficinas gastronômicas

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: