Domingo, 23 de Abril de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

MiratecArts apresenta arte e artistas açorianos em São Paulo

Por | 18 novembro, 2013 as 2:06 pm | 7 comentários

Da Redação

Integrantes da Casa dos Açores de São Paulo mostram "Ilhas Reconhecidas" de Fátima Madruga.

Integrantes da Casa dos Açores de São Paulo mostram “Ilhas Reconhecidas” de Fátima Madruga.

A última paragem brasileira na tournée do diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, aconteceu essa semana com a apresentação da coleção de gravuras da artista Fátima Madruga na Casa dos Açores de São Paulo.

“Ilhas Reconhecidas” é uma série de 9 gravuras dedicada aos Açores, a partir de matrizes gravadas com a técnica do «scrimshaw». “É uma singela homenagem às ilhas que me criaram. Porque, no meu entender, não é preciso valorizar os valores autênticos, mas sim reconhecê-los,” diz Fátima Madruga.

Fátima Madruga iniciou a sua caminhada quando jovem com gravação em marfim que pode ser encontrada em várias partes do mundo em especial no Museu de Scrimshaw do Peter Café Sport. Autodidata com curso de 3 anos à distância em Desenho e Pintura de J. M. Parramón, a pintura ocupa a maior parte da sua vida artística expondo desde 1982 desde todas as ilhas dos Açores até a Estoril, Algarve e Galiza.

Terry Costa apresentou as gravuras de Fátima Madruga como um exemplo de peças de arte, assim como artistas, que conseguem promover os Açores através do seu trabalho. Fátima Madruga também foi a madrinha do projeto Discover Azores (Descobrir Açores com Arte e Artistas) que incentiva entidades a apresentar arte e artistas açorianos, um dos grandes objetivos da MiratecArts. Assim Costa conseguiu mostrar a uma pequena fatia de lideres da comunidade paulista o seu trabalho como também realizou encontros com outras entidades para iniciar parcerias futuras a realizar esses objetivos. Encontro com o Consul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, com a diretoria da Casa de Portugal entre outras entidades da comunidade também fizeram parte desta tournée que já incluiu passagem pelo Rio de Janeiro e Florianópolis.

Terry Costa está otimista que já em 2014 MiratecArts vai conseguir avançar com alguma programação de arte e artistas açorianos no Brasil. “A arte e os seus artistas são a melhor forma de promover uma região no mundo porque arte ultrapassa barreiras, ” adiciona Costa, “por isso vamos continuar a nossa missão de investir nos nossos artistas para promover o arquipélago dos Açores que são 9 ilhas no centro do oceano Atlântico riquíssimas de criatividade.” O otimismo de Costa já levou a uma parceria com as produções Roseli Saes em São Paulo assim tento uma entidade irmã da MiratecArts no terreno brasileiro.

Para mais informações sobre os projetos da MiratecArts, que inclui oportunidades para brasileiros também se mostrarem nos Açores, visite www.mirateca.com.



+ Acessadas



 

7 respostas para “MiratecArts apresenta arte e artistas açorianos em São Paulo”

  1. Sonasfly disse:

    O Terry Costa tem feito um excelente trabalho à volta da arte e dos artistas.
    Para mim, é prazer enorme poder partilhar a minha arte através da MiratecArts (DiscoverAzores). Graças a isso, participei no Primeiro Azores Fringe Festival, que também enriqueceu muito não só o meu trabalho, como os meus objectivos pessoais.
    Tem sido um desafio constante e os resultados surpreendentes. Mal posso esperar pelos resultados que advirão desta sua ida ao nosso país irmão!

  2. QUe continues o excelente trabalho na divulgação da cultura açoriana.

  3. Terry…continua…os artistas açorianos agradecem! MiratecArts continua a dar cartas!

  4. Terry Costa disse:

    Todos juntos conseguimos muito mais… vamos fazer o melhor que podemos com o que conseguimos e depois ainda mais 😉
    Obrigado a todas as entidades que ajudaram com esta digressão por terras brasileiras – foi fantástico!

  5. muito bom. é a troca de identidades pela arte.
    se há um País que reconhece e valoriza a “Açorianidade” é o Brasil sem dúvida.
    Parabéns Terry Costa pelo trabalho que te propuseste a fazer e por levares sempre os Açores a qualquer lugar que vais.
    Obrigado a quem te tem sabido receber

  6. O Terry Costa a levar o nome dos Açores mais longe!

  7. João Leonardo disse:

    Parabéns à MiratecaArts por toda a dinâmica cultural que tem implementado nos Açores, e além fronteiras! Em frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade