Em solenidade das Nações, Cônsul de Portugal e presidente do CCLB são homenageados

O cônsul Paulo Lourenço recebe homenagem na Câmara. Foto Maristela Bignardi
O cônsul Paulo Lourenço recebe homenagem na Câmara. Foto Maristela Bignardi

Da Redação

Em 12 de novembro, a Sociedade Amigos da Cidade e a Câmara Municipal de São Paulo promoveram uma Sessão Solene de Homenagem às Nações com a outorga da “Ordem do Mérito Cruz do Anhembi” a personalidades.

Entre os nomes, foram agraciados o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço, e o Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, Dr. Antonio de Almeida e Silva. A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, teve como proponente o vereador Coronel Camilo (PSD), e foi entregue pelo advogado, jornalista e professor J. B. Oliveira.

Foram homenageadas personalidades de diversas nações e instituições que mantêm vivas as tradições da sociedade paulistana, além de preservar seus símbolos e valores. “Destacamos aqueles que fazem a diferença na sociedade, em especial, a determinadas nações que em muito contribuíram para a grandeza de São Paulo”, disse o vereador Coronel Camilo. O parlamentar afirma ser uma honra prestar homenagem aos que trabalham para celebrar tradições e conservar a ética e os costumes.

JBOliveira_AntonioAlmeidaSilva
O presidente do CCLB Antonio de Almeida e Silva recebe homenagem na Câmara. Foto Maristela Bignardi

Segundo J.B. Oliveira, “cada homenagem é um símbolo de cidadão de bem. Temos aqui nesta noite, portugueses dos quais herdamos a fé cristã, a língua portuguesa e o humanismo lusíada. Os destacados de hoje são pessoas de bem, cujo esforço geram bons exemplos. E aqui estamos para reconhecer estes atos de verdadeiros cidadãos”.

Em nome dos homenageados, o presidente do CCLB Almeida e Silva fez pronunciamento. “A comunidade portuguesa vive bem integrada à comunidade brasileira. E esta homenagem que recebo hoje é, na verdade, de toda comunidade portuguesa que foi acolhida por gente maravilhosa desta cidade extraordinária que é São Paulo, multifacetada e que abriga as mais diversas etnias”, concluiu Almeida.

Por sua vez, o cônsul Lourenço apontou para a ligação entre os dois países que, ao longo do tempo, estão se redescobrindo. “Trata-se de uma redescoberta mútua entre Brasil e Portugal. E sobre a homenagem quero falar de minha gratidão e orgulho à frente de São Paulo que sempre nos surpreende”.

O Cônsul Geral ainda referiu que a recebia “em nome das sucessivas gerações de portugueses e luso-brasileiros que vivem e trabalham em São Paulo, oferecendo um permanente testemunho de empreendedorismo, humanismo e solidariedade, que são a imagem de marca da sua bem-sucedida integração na sociedade brasileira”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: