Aberta a candidatura para a escolha das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

Da Redação

AldeiaPiodaoDepois de 10 anos da escolha das 7 Maravilhas de Portugal, um dos maiores ícones de promoção turística nacional, e a escolha dos 7 monumentos, de natureza, da gastronomia, das praias e das construções portuguesas além-fronteiras, a organização volta a Portugal, dessa vez para promover as Aldeias.

Nesta primeira fase, foi lançada oficialmente, em Piódão, a abertura para as candidaturas das aldeias portuguesas a todos os municípios e juntas de freguesias.

O Município de Arganil, na região Centro de Portugal, já candidatou dez aldeias na iniciativa. São elas Aldeia de Piódão, Benfeita, Cerdeira, Foz d’Égua, Mourísia, Pomares, Soito da Ruiva, Teixeira, Vale de Espinho e Vila Cova de Alva, um total de 17 candidaturas.

Da Freguesia de Três Povos no Concelho de Fundão, a Aldeia de Quintãs foi a primeira candidata anunciada nesta edição, na categoria Rurais.

O objetivo da ação é divulgar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidade, além de explorar o patrimônio histórico, natural, gastronômico e as pessoas. “Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto” divulga a organização.

“Com as ‘7 Maravilhas de Portugal Aldeias’ queremos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas”.

Segundo eles, o ambiente peculiar e restrito das aldeias, muitas vezes no interior do país, foi decisivo nas histórias do país. Dois terços do território português são interior e espaços não urbanos.

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As candidaturas decorrem entre 7 de Dezembro de 2016 a 7 de Março de 2017. E as categorias são divididas em Aldeias – Monumento; de Mar; Ribeirinhas; Rurais; Remotas; Autênticas; e em Áreas Protegidas.

De 15 a 31 de Março acontece a fase de seleção das 49 pré-finalistas, e de 9 de Julho a 20 de agosto são escolhidas as 14 finalistas.

As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias são eleitas pelo voto popular, entre 20 de agosto e a Gala Final marcada para 3 de setembro de 2017. A votação será aberta no site http://7maravilhas.pt/7-maravilhas-de-portugal-aldeias/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: