Sábado, 18 de Novembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Fado no Brasil: Cidália Moreira

Por | 17 maio, 2017 as 3:48 pm | Nenhum comentário

Por Thais Matarazzo

Cidália Moreira é uma mulher de garra, esse sentimento reflete-se nas suas interpretações. Seu estilo cigano é inconfundível, por isso, é conhecida como “A Cigana do Fado”. Possui muitas gravações, trabalhou em televisão, teatro de revista e espetáculos.

Seu verdadeiro nome é Cidália do Carmo Moreira, nascida no Algarve em 1º de janeiro de 1944. Veio para Lisboa aos 17 anos. Após as dificuldades iniciais da carreira artística, foi contratada pelo restaurante A Viela, transferindo-se, em seguida, para o Luso.

Realizou temporadas artísticas em vários países. Tem um estilo único e é bastante comunicativa.

No Brasil, esteve durante quatro anos seguidos, de 1969 a 1973. Foi contratada pelo empresário Joaquim Saraiva, do restaurante Lisboa à Noite, no Rio de Janeiro, estreando na noite de 11 de março de 1969.

Sobre a sua estreia, escreveu o cronista Ney Machado no Diário de Notícias, de 13/3/1969.

Como sempre acontece nas estreias internacionais do Lisboa à Noite, revestiu-se de brilhantismo a première de Cidália Moreira, a ‘Cigana do Fado’, que vem de proveitosa temporada no melhor restaurante de Portugal, o Embuçado. Casa lotada com personalidades do nosso mundo político, social e artístico, com atendimento pitoresco por parte de Joaquim Saraiva, o verdadeiro ponto de encontro entre a comunidade luso-brasileira. A moça, prima pelo exotismo de suas interpretações, ao lado de sua beleza extravagante e de suas coloridas roupagens ciganas. A apresentação da artista foi muito bem feita pelo poeta e compositor Joaquim Pimentel, homem de grande sensibilidade que, a despeito de ser luso de nascimento, se considera brasileiro de coração.

Cidália canta o fado de maneira diferente, fugindo de tudo aquilo que Saraiva já trouxe para o Brasil. As melodias ganham maior força com Cidália e temos, então, uma visão mais ampla do que é a evolução musical do grande país amigo. Porém, o ponto alto está quando a cançonetista ataca de músicas flamencas. Canta e dança com muita graça o folclore espanhol; ao que tudo indica, a inicial temporada de 30 dias de Cidália Moreira será prorrogada por maior tempo, pois ela é cantora excelente, a par do charme que a todos cativa”.

Cidália Moreira dividia os shows com Maria Alcina, Ellen de Lima e Antônio Campos.

Da Cidade Maravilhosa, seguiu viagem para São Paulo, em maio de 1969. Atuou na Adega Lisboa Antiga, também de propriedade de Joaquim Saraiva. Sobre a estreia paulista, ocorrida a 27 de maio, registrou o cronista Monterri nas páginas do Diário da Noite, na edição de 30/5/1969.

“A ‘Cigana do Fado’, Cidália Moreira está prendendo as atenções de todos quantos compõem a colônia luso-brasileira radicada em nossa capital. Sua chegada a São Paulo, para estrear na ‘Lisboa Antiga’, o que aconteceu na última quarta-feira, reuniu nesse endereço da Brigadeiro Tobias, personalidades do mundo social, representantes da imprensa especializada falada e escrita. Segundo pudemos observar naquela noite, a bela Cidália realiza várias apresentações por noite, cantando os últimos sucessos portugueses e outros espanhóis. Os guitarristas Aquiles Bernardo e Alípio Correia e o violonista Alcídio Guerra, são os responsáveis pelo acompanhamento da talentosa cantora. O cast artístico da Lisboa Antiga completa-se com a presença de Terezinha Alves e Dino Meira”.

Essa foi a primeira de muitas viagens que Cidália Moreira faria no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Fora as excursões que realizou pelo resto do Brasil.

A artista também cantou no Abril em Portugal, onde seu êxito era sempre garantido.

 

 

 

Por Thais Matarazzo
Trecho do livro “O Fado nas Noites Paulistanas…” (2015), de Thais Matarazzo, Editora Matarazzo (São Paulo-SP). Assina a Coluna Fado no Brasil no Mundo Lusíada Online.



+ Acessadas



+ Comentadas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade