Turismo no interior de Portugal “tem de deixar valor no território”

Da Redação

O Secretário de Estado para a Valorização do Interior de Portugal, João Catarino, afirmou que o turismo no interior “tem de deixar valor no território”.

Na Cimeira Internacional Destinos Culturais Sustentáveis, em Idanha-a-Nova, o Secretário de Estado referiu à Lusa que “o turismo é sem dúvida nenhuma um grande instrumento para revitalizar economicamente o interior”.

João Catarino enumerou a autenticidade, a gastronomia, a natureza e a despoluição como trunfos do turismo no interior e sublinhou que a população nestes territórios não pode ser apenas “figurante de graça do turismo do litoral”.

“Temos de criar modelos em que os agentes locais e os residentes possam também ter um retorno econômico e social deste turismo”, acrescentou.

O Governo lançou um conjunto de linhas específicas e exclusivas para a valorização do turismo no interior, na perspectiva de valorizar o território e de ter em todo o território agentes que possam receber os turistas e com eles interagir, mostrando as potencialidades que o turismo no interior tem.

O Secretário de Estado destacou também que em 2019 os valores de apoio do Estado para a divulgação internacional do turismo nas regiões do Centro, Alentejo e Açores vão ser aumentados.

João Catarino realçou ainda a importância da Associação Aldeias Históricas na construção de um turismo no interior: “São um ótimo exemplo e é este trabalho que tem de ser continuado”.

Confira algumas imagens de regiões do Centro de Portugal:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: