Turismo: Cabo Verde e Portugal são premiados

Distinção foi entregue pela Organização Mundial do Turismo, ao Turismo de Portugal; Espanha, Costa Rica, Tailândia e Eslovênia também foram agraciadas.

Por Mônica Villela Grayley Da Rádio ONU em Nova York

Portugal e Cabo Verde receberam o Prêmio Ulisses de Turismo 2009 por criatividade e disseminação de conhecimento no setor turístico.

A entrega do prêmio, concedido pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, OMT, ocorreu na noite quarta-feira 27 de maio em Madri, na Espanha.

Além de Portugal e Cabo Verde, a distinção foi dada também ao Programa Vias Verdes, da Fundação de Trens da Espanha.

O Turismo de Portugal foi homenageado por inserir mais tecnologia no setor com o cartão único de identidade, ou cartão do cidadão, que reduziu cinco documentos a um só.

O representante da entidade portuguesa, ligada ao Ministério da Economia, Nuno Santos, disse à Rádio ONU, de Lisboa, que as operadoras de turismo pretendem utilizar o cartão único em suas reservas na internet.

"O Turismo de Portugal foi o primeiro organismo de Estado a utilizar este cartão também internamente. Isso significa que todas as pessoas que tenham que assinar um documento no Turismo de Portugal, num formato digital, podem fazê-lo com o cartão do cidadão", explicou.

O ClubHotel Riu Karamboa, em Cabo Verde, levou o Prêmio Ulisses pelo seu programa de "Desenvolvimento Turístico de um Novo Destino".

O hotel cinco estrelas foi inagurado em outubro passado, na Ilha de Boa Vista, no centro do arquipélago.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, a crise financeira mundial já está gerando um impacto negativo sobre o setor.

Desvalorização da Libra O representante do Turismo de Portugal, Nuno Santos, contou á Rádio ONU, que o país já começou a perder os turistas britânicos, que representavam até este ano o maior mercado para o turismo português.

"Os turistas ingleses estão a sair menos e estão a fazer mais turismo no Reino Unido. E isso é mal para nós porque o primeiro mercado internacional para Portugal era o mercado do Reino Unido. E nota-se, claramente, que há menos turistas ingleses vindo para Portugal. O que neste caso explica-se também pela desvalorização da libra", afirmou.

Além de Cabo Verde, Espanha e Portugal, receberam prêmios especiais da OMT, projetos de turismo da Costa Rica, da Tailândia e da Eslovênia.

Deixe uma resposta