Rotas de Peregrinação pelos Santuários Franceses

A França reúne um patrimônio histórico-religioso invejável. São mais de 10 mil locais abertos à visitação de turistas e peregrinos do mundo todo.  

 

Leila Fernanda Melo | Porto de Notícias

 

Muito se fala de Paris. A atmosfera romântica e o cotidiano badalado fazem da capital francesa o grande chamariz para atrair milhões de turistas todos os anos. Mas o que muitos viajantes neófitos esquecem ao desembarcar em território francês é que o país vai além de sua capital. Do norte ao sul da França estão instalados verdadeiros monumentos histórico-religiosos ideais para os turistas católicos praticarem sua fé ou para muitos grupos interessados em roteiros de peregrinação.

 

Hoje, cerca de 52% dos mais de 10 mil edifícios religiosos franceses constituem parada obrigatória para peregrinação. Denominadas de “cidades-santuários”, Chartres, Nevers, Lourdes, Mont-Saint-Michel, Rocamadour, Le Puy em Velay, Paray-le-Monial, Lisieux e Ars organizam itinerários religiosos integrados para facilitar a jornada desses viajantes da fé, unindo as principais igrejas e catedrais da França. Em cada uma dessas localidades, ele é convidado a conhecer as mensagens espirituais, registros históricos, o ambiente e as manifestações religiosas próprias de cada região. Além de contar com boa estrutura em hospedagem e alimentação.

Antes de avançar pelo norte da França, o viajante pode começar a peregrinação em Paris, visitando a mais famosa Catedral de Notre Dame, monumento gótico construído no século 9 e rodeado pelas águas do rio Sena. A igreja recebe anualmente cerca de 12 milhões de pessoas. Seguindo para Lisieux, pequena cidade da região da Normandia, a grande atração religiosa é a festa em homenagem a Santa Teresa, freira que viveu no final do século 19 e foi canonizada pelo Papa em 1925. A próxima parada é Mont Saint-Michel, um ilhote rochoso também na Normandia. Lá foi erguido um santuário ao arcanjo São Miguel. Sua imponente arquitetura e uma estátua do santo no cume da igreja a 170 metros de altura colaborou para sua classificação como um dos mais belos patrimônios mundiais da humanidade.

© Office de Tourisme de Chartres/

Chartres Convention & Visitors Bureau –

Patrick COINTEPOIX

Mas é ao sul, em Lourdes, que está instalado o principal centro de peregrinação francês. Situada no coração da região dos Pirineus, a cidade ganhou notoriedade quando, na metade do século 19, a aparição da Virgem Maria teria sido testemunhada por Bernadette Soubirous, à época ainda menina, na gruta de Massabielle. Suas curas milagrosas deram esperanças a doentes do mundo inteiro. A crença de local milagroso também impulsiona a vinda de peregrinos à pequena cidade de Rocamadour. Já no centro da Borgonha, o grande ponto para visitação dos viajantes é o município de Paray-le-Monial. No local, acredita-se na aparição de Jesus para Marguerite-Marie Alacoque, em pleno século 19.

Viver uma experiência espiritual e religiosa, e ao mesmo tempo apreciando as riquezas históricas e culturais dos patrimônios católicos, são as principais atrações das cidades-santuários francesas. Seja ao norte ou ao sul da França, o turista e o peregrino tem em suas mãos ótimas alternativas para realizar um autêntico turismo religioso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: