Programa 365 Algarve motivou visita de turistas na baixa temporada

Da Redação
Com Lusa

O programa de animação cultural 365 Algarve foi o motivo principal da visita de 15% dos turistas à região, segundo dados de um relatório de avaliação ao programa, elaborado pela Universidade do Algarve.

De acordo com o inquérito, realizado entre outubro e dezembro de 2018, dos 15% dos espetadores que indicaram o 365 Algarve como motivo principal para a visita à região, sem este programa cultural, 9% afirmam que teriam visitado a região no verão e outros 9% em maio.

O estudo aponta ainda para um impacto positivo do programa na hotelaria, sendo que 18% dos espetadores pernoitaram no local do evento e 30% tomaram, pelo menos, uma refeição num estabelecimento próximo do evento.

Ao nível do turismo, os dados apresentados no relatório revelam que as dormidas no Algarve durante a época baixa aumentaram 23% desde 2016, o que provocou uma descida da taxa de sazonalidade de 46%, em 2015, para 42,7%, em 2018.

O programa 365 Algarve, desenvolvido em parceria pelas áreas governativas da Cultura e do Turismo, decorre em todos os concelhos da região durante a época baixa, entre outubro e maio, apostando em agentes culturais e de animação turística estabelecidos no Algarve.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o programa, que vai na sua terceira edição, “revelou ser um instrumento importante para promover o Algarve como um destino atrativo e com vida ao longo de todo o ano, com base no que é único: a riqueza cultural da região”.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, há espetáculos do 365 Algarve que nasceram na região, mas que já estão a circular por todo o país, o que está também “a estimular novas encomendas e criações às estruturas culturais locais, dinamizando o setor”.

Entre os projetos que conseguiram circular a nível nacional, depois de terem passado pelo 365 Algarve, está o espetáculo de teatro móvel “Carripana”, em que os atores se deslocam de carrinha pelas localidades e que conta com 48 apresentações em todo o país.

A primeira edição do programa 365 Algarve realizou-se entre outubro de 2016 e maio de 2017.

A média de espetadores por sessão tem aumentado em todas as edições, de 203 espetadores na primeira edição, para 446 na terceira, que ainda está em curso.

Nos últimos três anos, foram promovidas 1.553 iniciativas, num investimento global de 4,5 milhões de euros.

Até à data, assistiram aos eventos mais de 300 mil espetadores.

O projeto 365 Algarve tem um orçamento anual de 1,5 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: