Fortaleza recebe exposição fotográfica Portugal Contemporâneo

Mostra de Hênio Souza apresenta imagens da arquitetura moderna e vanguardista do país na Universidade de Fortaleza.

 

Da Redação

PortugalContemporaneo_HenioDe 22 de abril a 10 de maio, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza, no Ceará, recebe a exposição fotográfica “Portugal Contemporâneo”, de Hênio Souza. Composta por 28 imagens, a mostra revela o que há de mais moderno e futurista na arquitetura de Portugal a partir de quatro fotos iniciais de cada uma das regiões turísticas de Portugal.

Sob curadoria de Francisco Brandão, vice-cônsul de Portugal no Ceará, a exposição é resultado de uma seleção de 1.960 imagens feitas pelo engenheiro e fotógrafo paulista, durante uma viagem ao país em outubro de 2012, com o apoio da Casa de Portugal de São Paulo, do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira e da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo.

No dia 22, às 19h, “Portugal Contemporâneo” abre para convidados no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza. De 23 de abril a 10 de maio, permanece aberta para visitação gratuita do público. Após a temporada no Ceará, a mostra segue para Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Conforme enfatiza o vice-cônsul e curador, a inauguração da mostra coincide com a comemoração do Dia do Descobrimento do Brasil com o objetivo de trazer novamente à memória do público os laços culturais entre os dois países e ainda, oferecer a oportunidade de revelar a beleza de Portugal através de uma nova ótica, a arquitetura contemporânea.

“Portugal tem como vocação despontar vanguardas na arquitetura com obras de arte que são elevadas a patrimônios históricos da humanidade. Vemos que até hoje a produção arquitetônica do país é respeitada internacionalmente por harmonizar naturalmente o belo em obras públicas e privadas”, afirma Francisco Brandão.

Na produção contemporânea, entre os títulos mais importantes, Portugal tem dois prêmios Pritzker, de 1992 e 2011, e o Prêmio  Sir Geoffrey Jellicoe de Arquiteturade Paisagismo, conquistado no início deste ano.

“Traços com  ímpeto incessante renovam-se e podemos admirá-lo nesta exposição.  A arte dialoga com a  natureza pródiga e sublinha-a trabalhando o espaço e colocando o homem como eixo da sua  admiração como país humanista que é Portugal. Conheça a exposição da arquitetura contemporânea e sinta-se convidado a ir conferir in loco, em Portugal, na sua plenitude os espaçosaqui recortados pela lente inspirada do fotógrafo Hênio Souza”, destaca o vice-cônsul.

“Acredito que esta é uma excelente oportunidade para aproximarmos Portugal do público do Nordeste do Brasil e exibir uma realidade que nem sempre é identificada pelos turistas brasileiros: um Portugal moderno e atualizado onde tradição e modernidade convivem harmoniosamente. A exposição Portugal Contemporâneo é uma demonstração inequívoca da hospitalidade dos portugueses e da vocação turística do país que Hênio Souza tão bem soube captar em suas fotos”, afirma Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Sobre Hênio Souza
O engenheiro e fotógrafo é natural da cidade de Cachoeira Paulista, região  do Vale do Paraíba no interior do Estado de São Paulo, e reside na cidade de São Paulo há sete anos. Hênio conta que já visitou Portugal diversas vezes e sempre que visita o país encontra uma temática nova para seus trabalhos fotográficos.

Em 2011, Hênio Souza foi o autor da foto Janela “Pousada do Porto”, vencedora do concurso cultural Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal, TAP e Grupo Pestana/Pousadas,  além de ser um dos vencedores de um concurso fotográfico sobre a cidade de São Paulo, tendo um de seus trabalhos selecionado dentre 153 mil inscritos, no mesmo ano.
Amante da arquitetura e da cultura portuguesa, Hênio é autor também da exposição “Janelas Portuguesas” que acaba de fazer uma digressão pelo território brasileiro no âmbito do calendário do ANO DE PORTUGAL NO BRASIL. Agora autor da exposição “Portugal Contemporâneo”, Hênio Souza afirma que a mostra fará o brasileiro descobrir que Portugal não é só tradição, mas também modernidade, uma vez que as fotos retratam as vanguardas e futurismos do país. “Essas imagens representam a alma e o modo de ser e de estar dos portugueses. Portugal é um país que aprendi a admirar, pois tem um povo acolhedor que sabe conviver em harmonia entre a tradição e a modernidade”, completa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: