Estoril quer atrair turistas brasileiros de negócio

Por Odair SeneMundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Paulo Machado (Turismo de Portugal no Brasil), João Custódio (Turismo do Estoril), Clementina Garrido (AICEP) e Cônsul de Portugal em São Paulo, Guilherme Queiroz Ataíde.

Cerca de 1,8 milhões de brasileiros visitam a Europa todos os anos. Deste público, 34% viajam motivados por turismo de negócios. É este segmento que o Turismo de Portugal quer atingir no Brasil. Em 21 de outubro, uma delegação do Estoril promoveu, nas dependências do Consulado de Portugal em São Paulo, um workshop com intuito de divulgar o destino ao mercado. A idéia é divulgar o local para estes brasileiros esticarem suas estadias no país e desfrutarem da Estância Balneária do Estoril.

Localizado a 30km da capital Lisboa, o local oferece, além de suas praias, uma larga oferta cultural e gastronômica. “O Estoril tem uma tradição muito forte na Vela e em tudo que seja esportes náuticos, tem um Parque Natural de Sintra-Cascais, e está ao pé de uma das vilas mais emblemáticas de Portugal que é a Vila de Sintra, também patrimônio da humanidade. E tem uma excelente gastronomia, principalmente o peixe e o marisco, num ambiente muito relaxante. Temos o maior cassino da Europa, que é o Cassino do Estoril, além de uma série de eventos durante o ano inteiro” garante o diretor da Junta de Turismo da Costa de Estoril, João Custódio.

Ao Mundo Lusíada, Custódio afirmou que o Estoril começou como uma estância de verão, mas hoje oferece programação para todas as estações do ano. “Infelizmente, há muito melhor oferta de praia em Portugal do que o Estoril. As praias do Algarve, por exemplo, são melhores do que as praias do Estoril. Temos a clientela de praia durante o verão, especialmente para turistas portugueses e espanhóis, mas durante o ano inteiro tem uma série de ofertas que toca outros mercados. Os escandinavos vão para o Estoril durante o inverno para jogar golfe. Os ingleses também vão passar muitos finais de semana porque é muito próximo da Inglaterra e é um sítio completamente diferente” diz.

Agora, esta freguesia de Cascais visa o público brasileiro, já que se trata de um mercado com baixa representatividade na região, apenas 2% das dormidas, enquanto a Espanha por exemplo representa 25%. De acordo com Paulo Machado, responsável pelo Turismo de Portugal no Brasil, uma recente pesquisa no mercado brasileiro mostrou que o Estoril é um dos destinos mais reconhecidos de Portugal. “É um destino que está integrado na região da Grande Lisboa e que tem uma oferta turística de qualidade até pelo enquadramento do seu produto, para o segmento Luxo. Então vale a pena o turista brasileiro, sempre que for a Portugal, visitar a região do Estoril porque tem qualidade ao lado da cidade de Lisboa” diz Paulo Machado que defende que o país passará ao lado da crise internacional, não afetando o trabalho de promoção no mercado brasileiro.

E para este trabalho, Custódio contará com algumas ações promocionais no país até o final do ano. “Isto é uma ação que fazemos com muita freqüência na Europa, e pela primeira vez estamos a fazer fora da Europa, no Brasil” diz ele, citando a colaboração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e elogiando a atuação de Paulo Machado como “essencial” para a realização da ação. “A função do Paulo Machado e de todos os ‘Paulos Machados’ do Turismo de Portugal espalhados pelo mundo é fundamental para orientar as empresas portuguesas locais para termos os melhores contatos”.

Compõe a delegação do Estoril cerca de 20 pessoas da área, entre agencias, hotéis e centro de convenções, com intuito de contatar as empresas brasileiras que organizam seminários, e convenções fora do Brasil. Além de São Paulo, a delegação do Estoril participou ainda da Feira de Turismo da ABAV no Rio de Janeiro, além de diversas iniciativas dirigidas ao trade brasileiro que acontece até final do ano para sua promoção e venda. A ação também será levada para mais 11 países.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: