Com presidente de Portugal, Embratur reforça promoção do turismo brasileiro na BTL

Mundo Lusíada

Foi aberta a 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que em 2022 reúne 1.400 expositores e deve ultrapassar os 70 mil visitantes. Mais uma vez participando, o Brasil tem lugar de destaque na feira com mais de 20 coexpositores, sendo um destino “na mira dos turistas internacionais”, principalmente os destinos com Natureza, segundo os participantes brasileiros.

No dia 16, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, durante visita ao estande da Embratur, quem saudou a presença do Brasil na maior feira de turismo do país.

Durante a conversa com Carlos Brito e com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, o presidente português exaltou a amizade entre Portugal e Brasil e teve a oportunidade de provar dois sucos típicos de frutas do país – cupuaçu e acerola. “No Brasil, tudo é bom”, avaliou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Embratur agradeceu o elogio, entregou cumprimentos do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, e mostrou-se satisfeito com as boas relações entre os dois países. “Estamos muito contentes com tantos portugueses que procuram conhecer os destinos incríveis do Brasil todos os anos. Estamos aqui na BTL para reforçar que a pandemia no Brasil está controlada e que estamos ansiosos para receber a todos os novamente”, disse Brito.

A secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, acompanharam o presidente português, durante a visita.

REUNIÕES  – Além de discutir o aumento da malha aérea ao Brasil com Carlos Antunes, diretor da TAP Air Portugal para a América Latina, e Bernardo Cardoso, diretor do turismo de Portugal no Brasil, o presidente da Embratur esteve reunido com operadores europeus, como a eDreams, uma das maiores OTA (Online Travel Agency) da Europa, para avaliação de ações em parceria para estimular o fluxo de viajantes internacionais ao Brasil.

“Portugal é um mercado estratégico e prioritário para a Embratur pela afinidade cultural que une brasileiros e portugueses, por conta da história umbilical que há entre os países. No ano em que completamos o bicentenário da independência do Brasil, fomos muito bem recebidos pelo presidente português na BTL e estamos seguros que as reuniões com players importantes do turismo irá resultar em bons resultados para a rápida retomada do fluxo de viagens entre os dois países no cenário de pós-pandemia”, resume Carlos Brito.

“O Brasil é um dos lugares mais bonitos do mundo e com muito ainda por explorar”, afirmou o diretor do Turismo de Portugal. De acordo com Bernardo Cardoso, a companhia aérea TAP espera chegar ao final de 2022 com 90% da capacidade relativamente ao ano de 2019, no pré-pandemia. “Este é um esforço importante, porque sem essa conectividade não vamos ter grandes sucessos. Precisamos da aviação e destes parceiros para o fazer”.

Turismo de Portugal

No dia 18, durante o encontro com o presidente do Turismo de Portugal, Brito reforçou a importância do mercado português para o Brasil, costumeiramente figurando entre os 10 maiores emissores de turistas ao país, e colocou a Embratur à disposição para a realização de ações conjuntas.

“Esperamos chegar ao número de visitantes portugueses que tínhamos em 2019, antes da pandemia, o quanto antes. Nas reuniões com a TAP pudemos perceber que estamos alinhados na expectativa de atingirmos este objetivo já em 2023”, disse o presidente da Embratur.

A possibilidade da viabilização de intercâmbio de conhecimentos da Embratur com o Turismo de Portugal para uma maior troca de conhecimento e de boas práticas esteve na pauta. Para o presidente da Turismo de Portugal “a relação entre o Brasil e Portugal tem sido sempre muito estreita, principalmente por causa da conectividade aérea e da ligação de turistas tanto de portugueses para o Brasil como de brasileiros para Portugal”. Araújo complementou que as ações conjuntas “num mundo tão competitivo como este são obviamente positivas para os dois países”, reforçou.

Atualmente, a TAP faz 75 voos por semana para o Brasil e do Brasil para Portugal. Em breve serão também retomados os voos para Porto Alegre e o avião para o Recife vai ser substituído por um com maior capacidade.

Com a participação de 25 coexpositores dispostos em um estande de 315m², a Embratur divulga os atrativos e destinos brasileiros para os turistas internacionais e aproxima o trade brasileiro do português, levando informações atualizadas e possibilitando a realização de negócios.

A capacitação “Os Tesouros do Brasil” é oferecida diariamente para operadores interessados na comercialização de viagens ao país, e degustações da famosa caipirinha brasileira estão disponíveis todos os dias, às 17h. No final de semana que encerrará a feira (19 e 20/3), estão previstas apresentações culturais no estande brasileiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: